• Carregando...
A porta para o primeiro emprego
| Foto:

O primeiro trimestre é um período fértil para os jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho. Se você der uma zapeada nas revistas de carreiras, negócios ou portais de RH, perceberá que há muitas oportunidades ofertadas por grandes e médias empresas que lançam seus programas de trainees e de estágio.

Mas como aproveitar esse momento e conquistar aquela colocação tão sonhada?

Diferente de quem está buscando uma vaga no mercado de trabalho, os estágios e trainees abrem a opção da ausência de experiência no currículo. As empresas costumam analisar mais o perfil do candidato e sua aptidão para vir a acompanhar a rotina diária em sua estrutura. Então o candidato não precisa comprovar experiência. Em vez disso, precisa convencer o recrutador de que tem perfil e aptidão para aquela vaga disponibilizada.

Vale lembrar aqui que existe distinção entre estágio e trainne. O primeiro você pode começar a fazer um acompanhamento já no início do seu curso e vai trabalhar especificamente na área a qual você escolheu cursar. A ideia deste modelo é juntar os conhecimentos ofertados pelo seu curso com a prática no mercado. Geralmente, a remuneração é feita por meio de bolsa auxílio que varia conforme a área.

Já o candidato à vaga de trainee precisa ter uma cancha, geralmente cursando o último ano. A ideia não é usar somente da área a qual se escolheu cursar, a intenção é fazer com que a pessoa escolhida passe por diferentes áreas dentro da companhia, para que se possa moldar o seu talento a determinadas funções, pois a ideia é preparar essas pessoas para assumir, no futuro, cargos de liderança e chefia. As remunerações para essas vagas costumam ser generosas, contudo a concorrência também é proporcional.

Então, estudantes de plantão, mãos à obra. Aproveite esse início de ano para mapear as empresas que estão ofertando essas oportunidades. Inscreva-se para os programas e prepare seu currículo baseado em suas experiências colhidas em seu curso, ressaltando como você lida com as pressões, como é seu relacionamento, os projetos que desenvolveu, aqueles que deram certo e aqueles que não deram certo, citando é claro, o que se aprendeu.

Tudo isso vai lhe deixar bastante seguro em uma eventual oportunidade de participação em processos de seleção. Siga essas dicas e certamente terá sucesso. Boa sorte!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]