• Carregando...
Comportamento em entrevista de emprego
| Foto:

Após ter feito um bom currículo e o ter colocado no mercado para avaliar futuras oportunidades, o profissional que deseja uma nova colocação ou mesmo busca se reinserir precisa se preparar para possíveis entrevistas com recrutadores. Muitos pecam nessa etapa e perdem valiosas vagas disponíveis no mercado.

No olhar de quem já entrevistou centenas de pessoas, posso dizer que a maioria esmagadora dos candidatos que não conquista uma oportunidade peca justamente em itens comportamentais, coisas que aprendemos com a vida. A experiência e a parte técnica, sim são importantes, tanto é que ‘possivelmente’ o recrutador já identificou isso em seu currículo. A entrevista é justamente o momento dedicado para você mostrar o quanto é capaz de desempenhar essas técnicas.

Toda e qualquer entrevista exige cuidados e preparação dos candidatos. Vou deixar algumas dicas que vão lhe ajudar a conquistar aquela vaga desejada.

A primeira delas é: fale a realidade, não aumente o discurso sobre sua experiência ou participação em um projeto. Mentir então, nem pensar. O recrutador tem um olhar bastante assertivo a essa atitude. Se identificado, ele vai deixar o seu currículo de lado.

Se indagado sobre o motivo em que você se desligou do trabalho anterior, no caso de recolocação, jamais fale mal do antigo chefe, de colegas e da empresa a qual você colaborou. Isso vai denotar que você não tem uma maturidade emocional para resolver questões internas. Prefira respostas mais genéricas não entrando em detalhes ou críticas, passando a imagem de que você é uma pessoa discreta.

Busque informações sobre a empresa em que você está pleiteando uma vaga. Se identificado que o ‘jeitão’ daquela companhia não é a sua praia, não insista e prefira declinar da oportunidade, pois mais cedo ou mais tarde você vai se desmotivar.

É claro que existem entrevistas as quais não se abrem o nome da companhia. Contudo, pergunte antes de agendar ao menos o ramo de atividade e o setor que a pretendente atua.

Por último, lembre-se que entrevistas não são interrogatórios. São diálogos, conversas. Você deve dosar respostas, mas também fazer perguntas interessantes e pertinentes sobre a corporação, sobre a vaga e projetos em andamento. Isso vai denotar interesse pela posição e causar uma boa impressão em quem está fazendo o recrutamento. Estou torcendo por você!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]