• Carregando...
Desenvolva essas cinco habilidades
| Foto:

O mundo corporativo mudou em 2020 sem dúvida alguma. Já vínhamos sinalizando isso desde o início da pandemia. Certamente, apesar do susto, as mudanças vieram para melhor nossas vidas. Trabalho a distância, segurança do empregado, produtividade, inserções de ferramentas digitais, tudo isso entrou em evidência nos últimos oito meses.

Contudo, posso afirmar para você, que muitas das habilidades tidas como importantes para profissionais que estão no mercado de trabalho, continuam sendo as mesmas. Elas não mudaram, pelo contrário, permanecem em alta.

Selecionei cinco delas as quais você deve, constantemente, buscar praticar e se ainda não as têm, buscar desenvolver.

Boa Comunicação – Essa habilidade começa no escutar. Quem consegue desenvolver o senso de parar para ouvir o outro tem grandes chances de praticar a comunicação assertiva. As empresas valorizam muito essa característica, pois isso envolve respeito pelo outro, empatia e objetividade.

Não fugir à responsabilidade - Não importa qual posição você esteja ocupando, uma hora ou outra você terá que tomar partido em uma determinada situação. Não se posicionar também é uma decisão. Logo, assuma uma postura e enfrente, deixando de lado paixões. No mercado de trabalho prefira observar cenários e saídas inteligentes que vão agregar ao todo. Para isso é necessário calma e análise de todos os fatos. Quanto mais se pratica, mais confiável você será visto.

Se adapte  - Nunca foi tão atual essa habilidade. Com a enxurrada de mudanças vividas pelo mercado, quem não estiver disposto a encarar, vai ficar de lado. Esteja aberto a mudanças, estude e se proponha a aprender sempre.

Inteligência emocional - Em um cenário no qual somos exigidos a fazer inúmeras coisas ao mesmo tempo, e a exercer o papel de pais, professores, filhos, alunos, colaborador, líderes ... não tem como muitas vezes não se sentir pressionado. Porém, busque desenvolver sua parte emocional, saiba onde o ‘calo lhe aperta’, ou seja, suas fraquezas, mas sobretudo, tenha convicção naquilo em que você é bom. Você será mais seguro em suas decisões certamente.

Em várias mãos - Não deixe o trabalho em equipe fugir de sua rotina. Além de permitir que outras pessoas lhe ajudem, seja você também um colaborador quando solicitado. Compartilhe conhecimento, se disponha a contribuir, elogie quando necessário, pontue quando precisar. Isso é bom para toda a equipe.

Não há nada de extraordinário nestas cinco pílulas, contudo, depende de você se propor a colocá-las em prática. Então, mãos à obra e bem-vindo ao mundo novo, com habilidades que não saíram das prateleiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]