• Carregando...
Empreender em meio ao ‘novo’
| Foto:

A crise do desemprego, provocada pela pandemia da Covid-19, e que vem atingindo praticamente todos os países do Globo, incluindo o Brasil, vai impulsionar uma outra tendência que já era apontada por estudiosos algum tempo atrás: o crescimento do empreendedorismo.

Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aproximadamente 25% da população adulta estará envolvida na abertura de um novo negócio ou em empresas com até 3 anos e meio de atividade no Brasil.

Se você profissional está dentro deste grupo de pessoas que está vislumbrando esta possibilidade, gostaria de relembrar algumas das dicas que já vimos dado sobre a atuação em carreira solo, empreendedora.

Se empreender no Brasil já é algo desafiador, em períodos de crise ou por necessidade, torna o caminho um pouco mais delicado. Porém, é claro, com um bom plano em mãos, você pode e vai tirar de letra.

Comece avaliando por todos os lados o produto e/ou o serviço que você pretende ofertar. Ter domínio sobre ele é uma das ferramentas, porém, não basta. É preciso saber qual o espaço que se pretende ocupar e se existe uma demanda naquela região ou ponto de venda.

Feito isso, volte-se a si: faça um curso sobre técnicas de vendas e relacionamento com pessoas. O empreendedor é o melhor vendedor de seu produto e relacionar-se com pessoas é de extrema importância. Existem muitos materiais gratuitos na web. Vasculhe e dedique tempo para esse incremento no seu conhecimento.

Passando essa fase, organize a vida financeira e a parte de finanças de seu futuro empreendimento. Mais do que a necessidade de ter o dinheiro para montar algo, você precisa ter um fôlego para manter esse algo, ou seja, uma reserva. Isso lhe dará tranquilidade no momento da decolagem do novo negócio. Ainda, se puder, fuja de financiamentos bancários. Se necessário, o faça somente em casos extremos e depois de uma análise muito bem estruturada de que o seu empreendimento vai dar retorno imediato. Fora disso, não passe perto de bancos, instituições geralmente não têm muito apreço por novos empreendedores, a não ser que esses tenham muito dinheiro para colocar em suas contas.

Perceba ainda qual o grau de segurança você tem sobre si e sobre o negócio que pretende montar. Pergunte-se: acredito nisto mesmo? Se tiveres medo de tomar decisões, cuidado! Empreendedor é o profissional que geralmente está sozinho na jornada, é um incompreensível que ganha visibilidade ou reconhecimento somente após ter êxito nos negócios.

Feito isso, vá em frente. Você pode ser o dono de seu próprio negócio, administrar sozinho a sua carreira. A tendência mostra que você não é um grão no oceano. Tem milhares de pessoas buscando trabalhar desta forma. Torço por você!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]