• Carregando...
Iniciativa é tudo
| Foto:

Com frequência me deparo com questionamentos de jovens estudantes que estão por finalizar os cursos de graduação, e em um cenário no qual já era desafiador entrar no mercado de trabalho, agora com a pandemia Covid-19, ainda se sentem mais pressionados.

A eles eu sempre peço calma e os lembro do velho ditado de que em crises sempre temos oportunidades para aproveitar. E agora, mais do que nunca, é que a sociedade precisa da ajuda do jovem, com a garra, determinação, disposição para assumir riscos e a dedicar horas em rotinas no trabalho. Isso é plena verdade e cabe a nós, que estamos há um bom tempo no mercado, lembrá-los disso. Cabe aos professores universitários incentivá-los para que não desanimem. É papel dos pais também minimizar a pressão, dando apoio, apontando caminhos.

Para quem cursa Tecnologia da Informação, por exemplo, estudos apontam que está surgindo uma alta demanda por profissionais nesta área e o setor é um dos que mais cresce  em nosso país e pelo mundo. Estimativas apontam para a criação de pelo menos 420 mil novas vagas na área até 2024. Isso quer dizer que a demanda por mão de obra qualificada será maior e as possibilidades para os estudantes de hoje serão ampliadas.

Mas não é somente a área tecnológica que traz oportunidades. Há espaço para todos no mercado, afinal a sociedade é heterogênea e um depende do outro para melhor viver. Se você der um ‘google’, vai ver que existem inúmeros projetos de trainee em grandes empresas, programas de estágio para estudantes e até mesmo programas que financiam ideias para jovens que querem se enveredar para o empreendedorismo.

Um desses programas é do Instituto TIM. Recentemente li matérias jornalísticas sobre esse trabalho voltado para jovens estudantes. E encontrei histórias bem interessantes de quem viveu uma angústia de estar se formando na faculdade e buscando um lugar no mercado.

Uma das histórias é de alunos de universidades da Bahia e Ceará, que se uniram para desenvolver um projeto denominado Aqualuz. O dispositivo utiliza a radiação solar para tornar potável a água de poços. Não é legal? A ideia levou sua idealizadora, Anna Luísa Beserra, até a ONU. A estudante baiana foi uma das vencedoras do Jovens Campeões da Terra, premiação da Organização das Nações Unidas voltada a empreendedores de até 30 anos com ideias inovadoras para o futuro do planeta.

Outra ideia vem do Sul do país. Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina inscreveram um projeto que auxilia a identificação de buracos em estradas por meio de sensoriamento por distância, movimento, geolocalização. Seria uma ótima alternativa de monitoramento para empresas que administram estradas. A ideia deu certo e hoje, após três anos, são donos de uma empresa com 12 colaboradores e expandiram o portfólio para outros segmentos de infraestrutura.  O instituto TIM está com inscrições abertas para receber TCC de todas as áreas. Então, é mais uma oportunidade para quem está na faculdade e quer ver a sua ideia implementada.

Por último quero deixar a você a seguinte dica: iniciativa é tudo. Não basta querer um lugar no mercado de trabalho, isso praticamente 100% dos estudantes almejam. O que você precisa é buscar o seu lugar no mercado de trabalho. Por isso, analisar o cenário atual, riscos e possibilidades, cruzar com os contatos que você tenha, empenhando-se nos estudos e projetos, e buscando colocá-los na vitrine, é papel de você como estudante. Não tenha dúvidas de que a sua iniciativa vai fazer total diferença neste processo. Torço por você e quem sabe, daqui há algum tempo, você possa me inspirar a escrever uma coluna sobre a sua ideia, e ajudar a inspirar a outros estudantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]