• Carregando...
Mercado deseja pessoas que se responsabilizem por seus próprios atos
| Foto:

Não há situação mais desagradável no mercado de trabalho, quando um gestor ou mesmo um dono de empresa se depara com desculpas vazias, que tentam ofuscar algum deslize ou erro cometido por um colaborador. Na verdade, em nosso dia a dia, como cidadãos, como clientes ou mesmo como um membro familiar, não queremos ser impactados com esse tipo de atitude por parte das pessoas.

Na ânsia de tentar tapar o sol com a peneira, pessoas que gostam de dar desculpas para tudo, acabam por provocar o efeito contrário ao que almejam. Além do erro propriamente dito, começam a ter fama de que são boas em matéria de ‘desculpas’.

Então, cuidado para não fazer parte deste time. Se somos humanos, então é claro, erramos. Aliás, somente erra quem efetivamente faz algo. Então se esse é o seu erro, não tenha medo, vá em frente, assuma a responsabilidade e procure não cometer mais deslizes.

O ano vem se aproximando do final e aquelas famosas oportunidades de trabalho temporário começam a surgir. Então preste atenção, principalmente você que deseja ser um agraciado com uma vaga e que pretende transformar o transitório em vaga efetiva e/ou descolar aquela boa referência para o mercado de trabalho: não cometa os deslizes abaixo. Fuja das desculpas, prefira a responsabilidade e a sinceridade, seja ela qual for a situação.

1. Eu não sabia – frase clássica que provoca a seguinte pergunta no interlocutor: “então o que você está fazendo aqui?”.

2. Não recebi o e-mail – Em vez disso diga: “Não abri o seu e-mail. Vou checar e lhe dar o retorno o mais breve”.

3. Isso sempre foi feito dessa maneira – Frase de quem não está nem um pouco preocupado com a empresa, ou com o seu público.

4. Só fiz o que me mandaram – Demonstra limitação e falta de vontade.

5. Já enviei o e-mail – Nem tudo é realizado somente por e-mail. Há situações que o corpo a corpo é necessário.

6. Fiz a minha parte – Demonstra individualismo e também desinteresse pelo trabalho e pelas pessoas.

7. Isso não é minha função – Foge do espírito de camaradagem, tão importante para o êxito das empresas.

8. Já deu o meu horário – Demostra que a pessoa é limitada e só está na empresa para receber um salário no final do mês.

9. Esse cliente não é meu/ Esse problema não é meu  – demonstra total falta de alinhamento com o todo. O cliente pode até não ser seu, mas é da empresa a qual trabalha e certamente ajuda a pagar os salários de todos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]