• Carregando...
Retorno às atividades presenciais
| Foto:

Entramos no último quadrimestre de 2020 e muitas dúvidas sobre a questão do coronavírus ainda existem. Apesar de muita informação disponível, não existe legislação, o que se tem são recomendações de órgãos responsáveis e isso impacta diretamente na vida das empresas que querem voltar, gradativamente, para as atividades presenciais ainda neste ano.

Muitos profissionais com quem tenho tido conversa têm me perguntado: Bernt, é hora de voltar? Minha resposta é: se você analisar o contágio ainda existente, a resposta é não. Porque não existe uma queda significativa em nenhum lugar do Brasil, com raríssimas exceções. Agora, se a ideia é voltar utilizando de todas as medidas de segurança, grande parte das atividades econômicas já têm esse aval.

Então o que fazer? Acredito que para essa retomada, as empresas e colaboradores deverão tomar medidas de segurança em uma contribuição mútua.

Vai ser inevitável, por exemplo, as empresas prepararem um novo material ou novas ações de ‘boas-vindas’ ou ‘integração’ para quem ‘chega’. Ou seja, todos os protocolos implantados na companhia deverão ser apresentados ao colaborador de maneira simples e enérgica. A responsabilidade para com o outro e a autoresponsabilidade precisam ser palavras exaustivamente trabalhadas no dia a dia. Isso inclui ainda a criação de uma nova política interna.

Empresas ainda terão que tomar uma série de medidas com disponibilização de kits de higiene, fazer distanciamento físico entre equipes, pensar como será o espaço do café, dos banheiros, do transporte do funcionário da higienização dos espaços. Logo, a retomada não é algo a ser pensada simplesmente ao sair de casa para o trabalho e pronto. Mas sim, como será essa estada no ambiente laboral.

Por fim, colaboradores, a responsabilidade é de todos. É preciso seguir as regras e agregar quando necessário, para que a volta possa ser menos tensa possível.

Porém, uma coisa é certa: esqueça as reuniões em mesas de refeitório, o bate papo no café, o happy hour de final de dia, os eventos e viagens corporativas.

O mundo que você viveu até meados do último mês de março ainda não está disponível. Talvez ele possa não estar mais. Devemos construí-lo de outra forma e, a partir de agora, começar a valorizar as nossas relações e a importância do outro. Algo que perdemos lá atrás por negligência nossa, e que agora, vemos o quanto ele é essencial em nossas vidas. Bom retorno!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]