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Solidariedade corporativa
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Não pense que estou sendo repetitivo. Mas alguns temas precisam ser retomados ao sabor do momento em que vivemos. E o gosto do atual, posso afirmar, e você leitor há de concordar, não é nada agradável. A pandemia da Covid-19, vai nos ensinar muito, porém, será um remédio amargo a se consumir.

Por isso quero retomar neste texto, o tema ‘solidariedade no mundo corporativo’. Acredito que o momento que vivemos exige de todos nós atitudes que possam privilegiar o coletivo e o universo se abre a inúmeras oportunidades para fazermos o bem, e ajudar a quem precisa. Veja, com o cenário que se apresenta nos dias atuais, não são somente os menos favorecidos de renda que estão precisando de nosso olhar, mas sim muitas outras pessoas, cidadãos que aguardam por uma ajuda em inúmeras áreas.

Logo, se na sua empresa existe uma área que toca a Responsabilidade Social, ou Responsabilidade Corporativa, ative, invista, engaje colaboradores. Esse é o momento de praticar, e muito, o bem a todos. Agora, cuidado, muito cuidado em relação a demagogia ou o aproveitamento da situação.

Tem algumas empresas que extrapolam, se fazendo de ‘boazinhas’ para tirar proveito da situação, querendo passar uma boa imagem para seu público. É muitas vezes aquela marca que se vale do auxílio do governo para manter a estrutura de empregados, quando na verdade não precisaria pedir aquele subsidio, mas mesmo assim vai até a mídia e se diz preocupado em manter a quantidade de empregados por ‘x meses’, mas com o auxílio do governo que poderia ser repassado a outra companhia que realmente está precisando do suporte.

Tem outros ainda que fazem produtos voltados para conter a disseminação do vírus, mas que na verdade querem é lucrar ainda mais com a situação. Tem redes varejistas que fazem ofertas discrepantes, e atraem inúmeras pessoas ao seu estabelecimento sem ter regras para evitar aglomerações. Hora, tudo isso é demagogia e falta de responsabilidade. Então, cuidado para não praticar essa solidariedade fake.

Deixo aqui uma dica bem fácil de se praticar: comece a pensar em uma ação solidária que não necessite abraçar o mundo. Pense que o mundo que você vive hoje precisa de sua ajuda. Então, olhe primeiramente para seu público interno com carinho. Qual é a angustia ou a necessidade do colaborador, que atualmente ajuda a empresa a trilhar o sucesso?

Na sequência, se realmente não tiver ninguém precisando de auxilio de qualquer natureza, o que eu duvido, pense então, em ações que possam ser feitas com a comunidade onde a sua empresa está inserida. Qual a necessidade dela hoje? Por fim, não precisa dar nó em pingos de água. Procure dar o melhor daquilo que você tem, dos serviços que você oferece, da especialidade que você detém. É disso que a sociedade precisa hoje, que as forças se unam em um bem comum. Pode ter a certeza que o trabalho desenvolvido por sua companhia será ainda mais útil para muita gente neste momento que requer união. Mãos à obra!

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