• Carregando...
Tendência para o mundo do trabalho
| Foto:

Estamos chegando ao final de mais um semestre. E não é qualquer semestre. Os primeiros meses de 2020 já estão com lugar reservado para a história da humanidade. A Covid-19 trouxe mudanças significativas para o mundo corporativo. Em conversas frequentes com líderes empresariais, percebo que muitas das tendências discutidas em grandes eventos do setor de gestão de talentos, ocorridas em 2019, estão sendo adiantadas, devido a urgência desencadeada pelo coronavírus.

Uma dessas tendências se refere a seleção de profissionais, a qual está ocorrendo de maneira totalmente online em grande parte das corporações. Esse processo já vinha sendo identificado nos últimos anos. Começando com a dispensa de recebimento de currículos físicos, passando para avaliação do candidato por meio de redes sociais e bancos online. Evoluiu há pouco tempo para as primeiras entrevistas de maneira remota e aportando agora, com um processo totalmente virtual. Ou seja, a tendência vislumbrada se materializou.

E já que ela veio para ficar, então, precisamos domá-la ou dominá-la. Para quem está à procura de uma oportunidade, e até mesmo quem está no mercado hoje, a primeira dica é começar a olhar com mais atenção a este aspecto: as entrevistas online serão cada vez mais frequentes e você deve se preparar para as oportunidades que surgirão.

Logo, não seja pego de surpresa. O preparo da sua imagem pessoal deve ser mantido. Sua aparência, boa vestimenta (inclusive compatível como o ramo de atividade daquela empresa), devem permanecer. Não é porque você está em casa ou longe do espaço físico da empresa é que vai aparecer de forma inadequada na conversa.

Além disso, se chamado para uma conversa com um recrutador, disponibilize um local silencioso, com iluminação adequada e confortável para participar da entrevista. Avise as pessoas que compartilham o mesmo espaço físico de que vai entrar em uma reunião importante. Desligue celulares ou tire telefones do gancho. Carregue a bateria do celular, tenha a internet que não oscile. Tudo isso vai ajudar na sua concentração e nada vai o tirar do foco de conquistar a vaga.

Vale ressaltar ainda que o preparo que antecede a entrevista precisa continuar o mesmo: quem é a empresa? Ramo de atividade, ler o site institucional, segui-la nas redes sociais. Últimas campanhas, produtos serviços lançados. Ou seja, quem é essa organização que vai conversar com você por meio do recrutador. Se não for possível saber o nome com antecedência, busque ao menos saber o ramo de atividade para que você possa ter mais subsídios durante a conversa.

Outro ponto importante: seja coerente com aquilo que você traz no seu currículo, com aquilo que você publica em suas redes sociais (principalmente aquelas com foco corporativo) bem como com aquilo que você vai argumentar durante a entrevista.

Dadas as dicas, mãos à obra. O recado está dado e não mais se surpreenda se a sua próxima conversa com uma empresa a partir de agora seja feita de maneira online. Torço por você!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]