• Carregando...
O debate entre Nye e Ham está marcado para 4 de fevereiro. (Foro: Divulgação)
O debate entre Nye e Ham está marcado para 4 de fevereiro. (Foro: Divulgação)| Foto:

No dia 4 de fevereiro, o fundador e líder do grupo criacionista Answers in Genesis, Ken Ham, estará em um debate com Bill Nye, conhecido como “the Science Guy” e apresentador de programas de televisão nos Estados Unidos. O evento ocorrerá no Museu da Criação, no estado norte-americano do Kentucky. Eles discutirão se a criação é um modelo viável para explicar a origem (do universo, do homem e de tudo o mais, suponho).

O debate entre Nye e Ham está marcado para 4 de fevereiro. (Foro: Divulgação)

O debate entre Nye e Ham está marcado para 4 de fevereiro. (Foro: Divulgação)

O debate foi anunciado no começo deste mês, e ainda causa certa perplexidade, especialmente nos meios ateístas. Já em 2012 Ham havia chamado Nye para um debate, depois que este publicou um vídeo dizendo que o criacionismo não fazia bem às crianças:

Por que Nye só resolveu debater agora eu não sei. Mas o evento está dando o que falar nos Estados Unidos, um país onde a controvérsia sobre criação e evolução é motivo de polarização.

No entanto, há um medo de que o debate acabe reforçando a noção de que é preciso escolher entre a ciência e a fé, de que só há duas opções: ser um religioso antievolucionista ou ser um evolucionista ateu (como é o caso de Bill Nye, embora eu não tenha encontrado citações dele negando a possibilidade de defender a evolução e ao mesmo tempo ser uma pessoa religiosa). A presidente da Fundação BioLogos, Deborah Haarsma, manifestou essa preocupação em uma carta publicada no blog da entidade. Deborah diz que provavelmente concordará com o que Nye disser sobre as evidências a respeito da evolução. Mas não pode deixar de lembrar que compartilha da mesma fé cristã de Ham.

“Debates como esse perpetuam o erro segundo o qual se tem duas escolhas: uma visão ateísta da ciência evolucionária, ou uma interpretação bíblica de Terra jovem. Gostaríamos que a audiência pudesse ouvir sobre um outro caminho, um caminho melhor. Ajude-nos a espalhar a ideia de que ciência de ponta e a fé bíblica podem andar de mãos dadas”, pede Deborah ao fim de seu texto. Nós estamos fazendo a nossa parte.

——

Prêmio Top Blog, votação estendida!
Devia ter acabado no dia 9 de novembro a primeira rodada de votação da edição 2013 do prêmio Top Blog, mas resolveram adiar o prazo para… 25 de janeiro deste ano! Suponho que seja pela incompetência da organização, que deixou na mão os blogueiros que usam WordPress ao inventar um selo em Java, que o WordPress recusa (parece que agora estão resolvendo o problema). Em 2010 e 2011, o Tubo venceu a categoria “Religião/blogs profissionais” pelo voto popular. Em 2012, não ficamos entre os finalistas, mas o Blog Animal, também da Gazeta, venceu sua categoria pelo júri acadêmico. Para votar no Tubo, basta você clicar aqui ou no banner ao lado. Cada conta de e-mail só pode votar uma vez no mesmo blog, mas nada impede que, com uma mesma conta de e-mail, você possa votar em vários blogs de sua preferência. Da mesma forma, você pode votar no Tubo mais de uma vez se tiver duas ou mais contas de e-mail. Basta preencher, no alto da página do prêmio, seu nome e e-mail. Você receberá uma mensagem com um link para confirmar seu voto. Também é possível votar pelo Facebook.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]