• Carregando...
A versão brasileira de "O Teste da Fé" vem com o DVD e um livro reunindo testemunhos de cientistas. (Foto: Divulgação)
A versão brasileira de "O Teste da Fé" vem com o DVD e um livro reunindo testemunhos de cientistas. (Foto: Divulgação)| Foto:
Capa do livro e DVD

A versão brasileira de “O Teste da Fé” vem com o DVD e um livro reunindo testemunhos de cientistas. (Foto: Divulgação)

Em junho, escrevi no blog sobre o DVD Test of Faith, e disse que, se fosse preciso recomendar a alguém um DVD que servisse de boa introdução ao tema da relação entre ciência e fé, seria este. Na ocasião, contei a vocês que, embora a versão original do DVD, comercializada na Inglaterra, já tivesse legendas em português, estava pronta uma versão made in Brazil do filme e do livro que o acompanha, que traz relatos de cientistas que conciliam sua fé e seu trabalho.

Os interessados já podem comprar o DVD e o livro em português desde então. Mas quem mora em Belo Horizonte (MG), Viçosa (MG), Campinas (SP), Belém (PA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e São Paulo (SP) terá uma oportunidade especial. Ruth Bancewicz, do Instituto Faraday para a Ciência e Religião, da Universidade de Cambridge, e produtora executiva do DVD ao lado de Denis Alexander, estará nessas cidades entre 6 e 23 de setembro. Confiram a agenda, que ainda vai receber mais detalhes, mas ela já tem o dia do evento em todas as cidades, e o horário na maioria dos casos. São simpósios, palestras, mesas-redondas, conferências, enfim, vários formatos diferentes.

Por e-mail, Ruth Bancewicz me contou um pouco sobre sua expectativa. “Estou animada que haja tanta coisa acontecendo nessa área no Brasil, e por poder ajudar o que já está ocorrendo por aí. Essa sempre foi minha esperança com esse projeto: que pudéssemos apoiar iniciativas locais”, afirmou. Esse não é o primeiro tour internacional do Test of Faith. “Nos Estados Unidos, vimos pessoas que foram tremendamente encorajadas por nossa mensagem de que a ciência e o Cristianismo podem caminhar juntos. Também encontramos alguns que se sentiam um pouco isolados como cientistas que também eram cristãos, e pudemos colocá-los em contato com outros que partilhavam os mesmos interesses”, recorda, acrescentando que as surpresas positivas foram muitas, já que várias vezes os organizadores não sabiam se a audiência seria grande, ou se a mensagem seria controversa demais para os presentes. “Mas muita gente veio e ficamos muito felizes por poder discutir ciência e religião de uma forma positiva. Algumas das pessoas que organizaram eventos acabaram conduzindo mais atividades depois que tínhamos partido, então foi ótimo ser parte do início de algo novo”, disse a pesquisadora. No Brasil, até o momento, Ruth soube de uma pessoa que leu o livro e procurou a organização britânica Christians in Science. “Eu o coloquei em contato com os responsáveis pelo DVD no Brasil, para que pudesse se juntar ao Kuyper Hub“, disse. Agora ela poderá conhecer mais interessados em discutir a relação entre ciência e fé.

Aviso: O Faraday Institute, mencionado neste post, concedeu em 2011 uma bolsa para que o blogueiro fizesse um curso de uma semana na Universidade de Cambridge.

Prêmio Top Blog 2013, votação em breve!
Em 9 de setembro começa a primeira rodada de votação da edição 2013 do prêmio Top Blog. Em 2010 e 2011, o Tubo venceu a categoria “Religião/blogs profissionais” pelo voto popular. Em 2012, não ficamos entre os finalistas, mas o Blog Animal, também da Gazeta, venceu sua categoria pelo júri acadêmico. Esse ano, teremos outros blogs da Gazeta do Povo concorrendo também, à medida que eles forem se inscrevendo vocês saberão como votar em todos eles.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]