i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Tubo de Ensaio

Foto de perfil de Tubo de Ensaio
Ver perfil

Ciência, religião e as pontes que se pode construir entre elas

Bioética

Parecer de associação de médicos católicos sobre vacina é desserviço

  • 27/01/2021 17:16
O cardeal Konrad Krajewski (em pé) acompanha moradores de rua que esperam para receber a vacina contra a Covid-19 em campanha do Vaticano.
O cardeal Konrad Krajewski (em pé) acompanha moradores de rua que esperam para receber a vacina contra a Covid-19 em campanha do Vaticano.| Foto: AFP Photo/Vatican Media/Handout

Está repercutindo bastante nesta quarta-feira um parecer da recém-criada Associação de Médicos Católicos de São Paulo sobre as vacinas contra a Covid-19. Uma repercussão meio tardia, pois o texto já tem um mês, mas só foi parar na boca do povo agora, graças a uma coluna da Monica Bergamo na Folha de S.Paulo. O parecer, convenhamos, seria até desnecessário, dada a profusão de documentos do Vaticano, bastante claros sobre o tema. Mas, já que o sacerdote que acompanha o grupo pediu... o problema é que, por melhores que sejam as intenções por trás dele, o texto – escrito unicamente pelo presidente da entidade, Harold Barretto, conforme entrevista à Gazeta do Povo, e que não passou por revisão de ninguém antes de ser publicado – vai muito além do que a Igreja diz sobre o tema, ainda por cima com uma série de imprecisões, omissões e ilações que tornam esse parecer um enorme desserviço, especialmente para algo que se pretende técnico e que pode embasar líderes da Igreja no aconselhamento a seus fiéis.

Para começar, logo no primeiro parágrafo, um erro grosseiro: “a maioria das vacinas hoje usa para o seu desenvolvimento células-tronco originárias de fetos abortados”. Na verdade, não é bem assim – muito menos no caso da Covid-19. Aliás, salta aos olhos de qualquer um que já tenha pesquisado um pouquinho sobre essas vacinas que o parecer não menciona, em nenhum momento, a linhagem HEK-293, que é a predominante nas pesquisas de imunizantes contra o coronavírus. E olhem que, em determinado momento, o parecer faz uma lista até que grande de linhagens celulares provenientes de fetos abortados. Acontece que a HEK-293 não tem nada a ver com células-tronco: sua origem está em células renais (portanto, já diferenciadas) de um feto abortado nos anos 70. E, se formos levar bem ao pé da letra, elas já não são propriamente as células daquele rim daquele feto, mas “cópias das cópias das cópias” (o que não atenua a responsabilidade moral, que fique bem claro).

O texto da Associação de Médicos Católicos de São Paulo não explica tudo o que precisa explicar e supõe mais do que deveria supor

Uma lacuna significativa para um parecer técnico é o fato de o texto jamais explicar como essas linhagens celulares são usadas na fabricação das vacinas – um processo que eu já expliquei no primeiro texto que publiquei no blog sobre o tema. Ali, por exemplo, você vai ver que as células HEK-293 são usadas para que haja a multiplicação dos vetores virais, mas depois há uma separação – a vacina propriamente dita não contém nenhuma célula HEK-293. Considerando que Barretto gastou muita tinta com uma desnecessária história das vacinas, bem valeria a pena ter buscado essa informação, que é muito mais relevante para o dilema atual que ler sobre Edward Jenner e companhia.

É na hora de responder as cinco perguntas que a coisa degringola de vez. Em pelo menos duas ocasiões o parecer dá corda às teorias da conspiração sobre a possibilidade de alteração do DNA humano no caso das vacinas de RNA mensageiro (Pfizer/BioNTech e Moderna), algo que já foi desmentido por diversas autoridades no assunto, incluindo o padre Nicanor Austriaco, no texto que traduzi e publiquei dias atrás. E o dominicano deve entender um pouquinho do assunto, sendo especialista em biologia molecular. Vejam esse trecho do parecer: “Obviamente nenhum desenvolvedor de vacina admite a intenção de realizar manipulação genética, mas como podemos perceber a base das novas vacinas que usam vetores virais é a mesma para a realização de uma modalidade de terapia genética, o que permite suspeitas de interesses escusos por parte de algum desenvolvedor para a quebra de alguma soberania nacional por bioterrorismo”. Desde quando esse tipo de ilação cabe em algo que pretende ser um parecer técnico?

E a nota não para por aí. “Fica a suspeita pela existência de um lobby enorme para a indústria farmacêutica, financiadora de maior destaque hoje da Organização Mundial da Saúde (OMS) e depositadora de enormes recursos na mídia com publicidade (...) vale saber quem hoje são os acionistas importantes da indústria farmacêutica, destacando a Fundação Bill & Melinda Gates que financiam fortemente a OMS e ofertam serviços em inteligência artificial para a descoberta de novas medicações pela empresa Schrodinger. Bill Gates fala abertamente sobre controle populacional com uso de progestágenos e dispositivos intrauterinos”. Isso induz o leitor ao seguinte raciocínio: Bill Gates defende controle populacional; ele está financiando a vacina; portanto, a vacina deve ser um cavalo de Troia para controle populacional. É um non sequitur (falácia em que a conclusão não deriva das premissas) dos bravos. Fora todo o tom de “isso a mídia não mostra”, que aparece na resposta 1, seguido da insinuação de que o jornalismo mundial está no bolso da indústria farmacêutica.

Portanto, pode até ter sido escrito com a melhor das intenções, mas é um tremendo desserviço, sim. Não explica tudo o que precisa explicar e supõe mais do que deveria supor. Não surpreende que esteja causando preocupação dentro da Arquidiocese de São Paulo. Mas a colunista, por sua vez, comprou sem questionamentos uma informação que é uma meia-verdade, ao escrever que “O Instituto Butantan também informa que não há uso de células-tronco no desenvolvimento da Coronavac”. De fato, não tem células-tronco na Coronavac, mas a linhagem HEK-293 foi, sim, usada nos testes da vacina – aqui está o paper dos responsáveis pelo imunizante explicando o processo todo. E não foi só ela: todas as vacinas que estão sendo usadas mundo afora (Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca, Coronavac, Moderna e Sputnik V) usaram HEK-293 em algum momento, seja na produção, seja nos testes.

Enfim, se você quiser um guia seguro quanto a questões mais “técnicas” da vacina (Como fizeram tão rápido? Vai mudar o meu DNA? Vai deixar as mulheres estéreis?), recomendo muito o texto do padre Nicanor Austriaco. Para os aspectos ético-morais, fique com o que o Vaticano diz: enquanto não houver alternativa eticamente produzida, é lícito usar as vacinas que usaram linhagens oriundas de fetos abortados, mas o direito à objeção de consciência está plenamente garantido; além disso, vacinados ou não, os católicos precisam deixar claro para governos e laboratórios que desejam o fim do uso dessas linhagens e o desenvolvimento de vacinas e medicamentos respeitando a dignidade da pessoa humana. Mais que isso é querer ser mais católico que o papa ou ser propagador de teoria da conspiração. Não caia nessa.

22 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 22 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Cassiano

    ± 22 horas

    Marcio Antonio Campos, gostei muito do primeiro texto que você publicou sobre o tema em setembro. Neste você também trouxe informações interessantes, mas pecou ao julgar os católicos que querem exercer seu direito à objeção de consciência. O jornalismo mundial está em decadência e todas as questões levantadas devem ser tratadas com seriedade, e não como teorias da conspiração.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      LEONARDO RIBAS GOMES

      28/01/2021 9:30:28

      ë isso que acontece quando se mistura ciência com religião. Religião deve ser restrita somente aqueles que querem seguir seus preceitos. Ninguém mais. e deus, deus não existe. Vamos acordar povo. Na era do conhecimento que estamos, se alguém não é ateu, é porque ou tem menos de 7 anos, ou tem deficiência mental.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        André R.

        28/01/2021 7:59:06

        Não bastasse o ZéTF deitando falação sobre saúde pública, agora temos os carolas dando - sem ninguém ter pedido - sua tardia e encarquilhada opinião sobre algo que poderiam ser mais construtivos. De volta à Idade Média.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          DIVINO APARECIDO SOUTO DE PAULA

          28/01/2021 0:20:22

          Entendo por desserviço é jornalista pretender ser autoridade moral, científica, religiosa, futebolística e a P. Q. P !!!! Como já diziam os mais velhos, o inferno tá cheio de 'boas intenções' ....... tenho sim pé atrás com essas vacinas......

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • D

            DIVINO APARECIDO SOUTO DE PAULA

            28/01/2021 0:19:43

            Esse comentário foi removido pelo usuário

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • H

              HEVERTON LUIZ VACCAO DA SILVA

              27/01/2021 23:46:51

              Sou um fiel seguidor do legado de Bento XVI, e ele mais do que qualquer outro na historia da Igreja conduziu trabalhos em bioética, são enciclicas(citando um termo, amor plasmado) livros e discursos que ja prediziam o que a humanidade através da ciencia esta atravessando. Hybris, na palavra dele, é a doença que atinge a humanidade que quer criar seus filhos a partir da genese em pipetas de laboratório. Esse é o termo prescrito no livro "dialética do esclarecimento", em que ele discute com o jurista Jurgen Habermas os caminhos que a ciencia e a humanidade tomaram. Como Ratzinger atravessou as trincheiras do nazismo, ele tem bravura no que prescreve.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Celito Medeiros

                27/01/2021 23:42:44

                Médicos não deveriam levar seus conceitos religiosos ou materialistas para o exercício da Profissão. A Medicina é materialista. Todo formado faz o juramento de Hipócrates, que aliás acho um hipócrita. Não tenho religião nem ataco quaisquer decisões pessoais. MAS TEM UM DETALHE: Supondo o uso de células provindas de ABORTOS, o Mestre dos Cristãos foi bem claro quanto à defesa da Vida, onde é possível matar um para defender 10, esta é uma expressão explicativa. Se forem usados 100 mil fetos para defender 8 Bilhões de Seres Humanos, é uma questão de entendimento e Ética acima de tudo. Sou completamente contra o Aborto, mas isto é outra parada!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • C

                  Celito Medeiros

                  28/01/2021 1:12:31

                  Lamento quem lê e não pode compreender, fica preso em dados que algo que seja claro, deixa muitos na escuridão. Cara, sou Ateu, não tenho religião, e se quer defender todos os médicos, faça isto, mas não esqueça dos que estão presos e dos que se livram com digitais de silicone e outros processos onde o Conselho Federal parece ter viseiras. E aí, cara, ainda não compreendeu?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • D

                  DIVINO APARECIDO SOUTO DE PAULA

                  28/01/2021 0:23:31

                  .....assim é que os médicos nazistas eram ótimos ? ....não tinham que se importar com a moral (religiosa, aliás moral só tem sentido no conceito religioso, que nos fazem limitar as ações pelo que é superior, ou seja, Deus).....isso mesmo ?!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • L

                LuizMG

                27/01/2021 22:33:47

                Talvez esse aglomerado devesse se preocupar mais com o enorme número de abusos pedófilos praticados por membros de igrejas, seitas, cultos etc etc. Muito mais sério do que o aproveitamento de uma célula que seria descartada e reciclada pela natureza, cujo extermínio não foi praticado visando o aproveitamento científico ou qualquer outro.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Antônio Carlos

                  27/01/2021 22:14:59

                  Outra matéria totalmente desnecessária, a Gazeta deve dar palco para louco só para conseguir click, não é possível. Tanto coisa útil para veicular no jornal e colocam estas besteiras.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • S

                    soniaf

                    27/01/2021 21:58:35

                    Vamos aterrissar na realidade. Um equívoco no uso da expressão célula-tronco não elimina a discussão. Linhagens de células de um feto abortado "legalmente" na Holanda em 1970, algumas vacinas com maior e menor parentesco, foram sim utilizadas. A discussão foi tão séria que chegou ao Vaticano. E Sua Santidade, diante das questões da fé envolvidas, absolveu as vacinas por serem "moralmente aceitáveis". Não teologicamente aceitáveis. Por favor, consultar o site do próprio Vaticano. Modus in rebus. Paixões e temores não justificam falsear a verdade.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • H

                      HEVERTON LUIZ VACCAO DA SILVA

                      27/01/2021 23:49:00

                      Parece que paixão é meio caminho para a uforia e comoção. É o Pathos, como diz kierkegaard. Eu não abro tanto mão.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JOÃOT

                    ± 23 horas

                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      MARCIO ROGERIO DAVID

                      27/01/2021 21:36:12

                      "Mais que isso é querer ser mais católico que o papa?". Papa é um católico humano, ou humano católico. Certo? Infelizmente a grande Mídia, OMS, Indústria Farmaceútica. Há tempos essas instituições não inspiram muita credibilidade. Também não podemos cair no "argumentum ad verecundiam" . Argumento referendado apenas pela autoridade, inquestionável. Mesmo erro da religião no passado.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • B

                        Bruna Corcini Kalabaide

                        27/01/2021 21:32:39

                        Mas há alguma dúvida de que o jornalismo mundial está nas mãos do lobby farmacêutico? São inventadas doenças diariamente para vender mais remédios (basta ver o tamanho do manual de doenças de 2000 e o de hoje). É muito rentável ter anunciantes que vendem remédios. A mídia sempre irá a favor de qualquer droga rentável. Sem tocar no assunto vacina, que acredito ser bem complexo e cheio de grandes interesses, mas não tem como pintar o jornalismo de santo e isento. Nunca será.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • D

                          DENISSON HONORIO DA SILVA

                          27/01/2021 21:17:44

                          A questão é bastante complexa. Ao pé da letra há sim um metodo questionavel moralmente. Usar ainda que sejam cópias da cópia de celulas renais de um feto abortado, traz consigo perguntas. Se o Vaticano referendou não vejo porque essa associação refutá-los. Mas isso senhores não resvala apenas em religião. Há uma corrente muito forte dos defensores de animais contra a utilização para fins de pesquisa de medicamentos e cosméticos.Há intolerância de todos para o progresso da ciência.Não se tem ainda softwares capazes de prever reações de vacinas, medicamentos e até mesmo os superfluos cosméticos. Se isso não foi discutido abertamente também provoca mal estar.Outras afirmações são ilações.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Rubens Farias

                            27/01/2021 23:14:57

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • C

                              Celso Arruda Salomé

                              27/01/2021 20:59:09

                              Associação de médicos católicos, criada agora? Acredito que não distinguem uma Igreja de uma casa de massagem especial ( sabem o que digo, né? ). Estes comunistas são capazes de tudo. Meu Deus, que gente odiosa. Mão me surpreendo com eles, são psicopatas. Deus salve estas almas quase perdidas.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              3 Respostas
                              • A

                                André R.

                                28/01/2021 8:03:52

                                Sim, Torquemada vive ! Mais inútil agora, longe do Estado.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • I

                                Inô Gazotti

                                27/01/2021 23:05:45

                                falou a sumidade da humanidade

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Rubens Farias

                                27/01/2021 21:15:14

                                Que comunistas i diota, eles são cristãos e esse é o cristianismo acha que são donos da vida do mundo inteiro, se lembrem que a idade média já acabou, não existe mais inquisição, a igreja não passa de um passa tempo para um monte de gente desinformada.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            Fim dos comentários.