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Ciência, religião e as pontes que se pode construir entre elas

A Teoria da Evolução tem uma “metafísica implícita”?

  • Marcio Antonio CamposPor Marcio Antonio Campos
  • 18/02/2020 12:32
Vespa do gênero Ichneumonidae
O caso das vespas Ichneumonidae fez Charles Darwin se questionar sobre a “bondade” da criação e do Criador.| Foto: Charles Sharp/Wikimedia Commons

Um vírus danado me deixou fora de combate por boa parte da semana passada, e acabei não comentando nada no “Darwin Day”, comemorado no dia 12 e que recorda o aniversário de Charles Darwin. O lado bom é que deu tempo de ver a última coluna da série que o Flávio Gordon preparou sobre o darwinismo e que saiu no dia 13. Nos três textos, o colunista fez uma excelente recapitulação da reação entre religião (especialmente a católica) e Teoria da Evolução. Mas, no meio do texto, Gordon afirma que “apesar de seus méritos científicos inegáveis, portanto, a Teoria da Evolução ficou consagrada menos por esse motivo que por sua metafísica implícita, que, negando toda transcendência à existência humana, apresenta-se como alternativa à metafísica judaico-cristã” (o destaque é meu). E é aqui que eu me permito discordar.

Que a Teoria da Evolução foi usada para sustentar uma metafísica tosca, que nega a existência de um criador ou de uma inteligência por trás dos mecanismos da evolução, me parece inegável, e é com esse sentido que eu prefiro usar o termo “darwinismo”: não como sinônimo da Teoria da Evolução propriamente dita, mas apenas como o seu sequestro ideológico para fins de propagação do ateísmo. Estão aí Richard Dawkins, Jerry Coyne e outros que não me deixam mentir. Mas não me parece que essa “negação de toda transcendência à existência humana” seja algo intrínseco à Teoria da Evolução.

Ainda que Darwin tivesse as suas próprias concepções metafísicas, não creio que possamos confundi-las ou anexá-las à Teoria da Evolução

Quando Darwin escreve, em carta de 1860 a Asa Gray, que não consegue imaginar como um “Deus onipotente e bondoso teria criado intencionalmente as Ichneumonidae”, aquelas vespas que colocam seus ovos dentro de lagartas vivas; ou quando encerra algumas edições de A Origem das Espécies referindo-se à vida “insuflada pelo Criador em poucas formas, ou talvez em uma única” (menção da qual ele parece ter se arrependido, mas que acabou mantendo nas edições subsequentes revisadas por ele), ele sabe que está saindo do terreno da sua teoria científica e fazendo considerações que lhe são alheias. O mesmo Darwin que muitas vezes pende para o materialismo escreve, em carta de 1879, que “me parece absurdo duvidar que um homem possa ser um teísta convicto e um evolucionista”.

Mesmo no caso do continuum que Darwin estabelece entre o ser humano e o restante da criação, também estamos diante de um caso de “sequestro” da teoria científica – neste caso, como aponta Gordon, culpa de Sigmund Freud. Um leitor atento da Bíblia poderá enxergar esse mesmo continuum em detalhes como o fato de Deus usar o pó da terra para criar o homem, uma metáfora elegante da qual o ateísmo também tenta se apropriar com a famosa citação da “poeira das estrelas” de Carl Sagan.

Então, ainda que Darwin tivesse as suas próprias concepções metafísicas, não creio que possamos confundi-las ou anexá-las à Teoria da Evolução, que é uma mera descrição (a melhor delas, acrescento) de como se chegou à variedade da vida na Terra. Ela tem tanta “metafísica implícita” quanto o Big Bang, por exemplo, que é uma mera descrição (e, novamente, a melhor delas) do início do universo. Lembram da famosa sequência de 20 minutos de A Árvore da Vida, sensacional filme de Terrence Malick? Depois que a personagem de Jessica Chastain reza, repetindo o salmo 8, “o que somos nós para Ti?”, o filme mostra o surgimento do universo, das galáxias, dos planetas, da vida na Terra, com dinossauros e tudo. Há quem diga que “a sequência que retrata a origem da vida é fundamental ao estabelecer os O’Brien (e toda a humanidade) como um ponto minúsculo, insignificante e solitário em meio ao universo”, como fez o crítico Pablo Villaça. Eu enxergo a mesmíssima cena como se Deus estivesse respondendo “viu? Fiz tudo isso pra você”. A cena é igual para todos; cada um a lê de acordo com sua visão de mundo. Com as teorias científicas é a mesma coisa: quem as usa para tirar conclusões metafísicas, boas ou ruins, o faz por conta e risco e não pode jogar a culpa na própria teoria.

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Comentários [ 14 ]

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  • D

    DANIEL DE CHRISTO

    ± 7 horas

    Na verdade Darwin não propôs a "Teoria da Evolução", ele propôs o mecanismo como a evolução ocorre, que ele chamou de "Seleção Natural".

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    Celito Medeiros

    ± 8 horas

    Nenhuma!

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    • C

      Celito Medeiros

      ± 8 horas

      Ao dar resposta para o Cassio Costa Ferreira, percebo que o software me enganou, dando duplicidade ao meu comentário e colocando minha resposta ao Cassio fora do contexto de resposta. Desculpem.

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    Celito Medeiros

    ± 8 horas

    Marco Antonio Campos: Brilhante!... Não tenho a menor dúvida de que os grandes embates sejam exatamente entre Materialistas e Espiritualistas. Sinceramente não estou nem de um lado e nem de outro. Mas deixo aqui uma pergunta para ser compreendida e não interpretada, mas no que está escrito: FAÇAMOS o Homem à nossa imagem e semelhança. E o espírito habitou (genesis 1,26). Eram infinitos espíritos assemelhados, portanto, Espíritos não são Criaturas, mas sim o Corpo. Pois bem, nesta convocação do Deus Líder da Criação, QUEM CRIOU o Corpo? Pois é, segundo a teoria Cristã, a resposta é única: NÓS!... Portanto, como eu iria concordar com uma ou outra teoria?

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    Celito Medeiros

    ± 8 horas

    Marco Antonio Campos: Brilhante!... Não tenho a menor dúvida de que os grandes embates sejam exatamente entre Materialistas e Espiritualistas. Sinceramente não estou nem de um lado e nem de outro. Mas deixo aqui uma pergunta para ser compreendida e não interpretada, mas no que está escrito: FAÇAMOS o Homem à nossa imagem e semelhança. E o espírito habitou (genesis 1,26). Eram infinitos espíritos assemelhados, portanto, Espíritos não são Criaturas, mas sim o Corpo. Pois bem, nesta convocação do Deus Líder da Criação, QUEM CRIOU o Corpo? Pois é, segundo a teoria Cristã, a resposta é única: NÓS!... Portanto, como eu iria concordar com uma ou outra teoria?

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    Cássio Costa Ferreira

    ± 8 horas

    Um leitor atento da Bíblia sabe que o homem não tem qualquer conexão com o restante da criação. E a prova disso é que, nesse pó, Deus soprou o fôlego de vida (Gn. 2:7), que o distingue das demais criaturas, até mesmo os verbos hebraicos usados no texto atestam tal diferenciação. Bom, esse sopro é a imago Dei no homem, ou seja: a imagem de Deus. Entre as criaturas visíveis, só o homem recebeu tal privilégio (Sl. 8), o de ter alguns atributos divinos. Me parece que a questão é: um leitor atento da Bíblia deveria se submeter a ela como Palavra divina. Fica a pergunta: Qual a autoridade da Bíblia sobre a sua vida?

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  • L

    Luiz carlos bittencourt

    ± 14 horas

    Pedro, sendo você um devoto da ciência, admite a hipótese de que a matéria, energia e espaço, assim como os seus comportamentos muito bem definidos e inteligentes que podemos observar, inclusive a "evolução", podem ter sido "criados" por alguma entidade ou inteligência universal ? ... Não, José, eu não aceito isto nem como hipótese ... Então, Pedro, me desculpe, retiro o que eu disse a respeito de você ser um devoto da ciência ...

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  • R

    RICARDO DUQUE DE ALMEIDA

    ± 14 horas

    Também não vejo contradição entre a teoria da evolução e a crença num criador. A teoria do Big Bang foi inicialmente formulada por um padre. É como foi exposto no artigo, as pessoas fazem sequestro ideológico das teorias para amolda-las a sua própria visão de mundo. Da minha parte, nada na ciência impede a crença num Deus criador,é mais irracional crer que tudo veio do nada, como se isso fosse uma explicação científica

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    Roberto Mucke

    ± 14 horas

    Impressionante como muitos usam a ciência para afirmar coisas que ela não diz (ou que simplesmente se cala). Muito interessante o "sequestro ideológico", citado pelo autor, sobre o uso da teoria da evolução para propagar o ateísmo.

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    Luiz carlos bittencourt

    ± 14 horas

    Pedro, sendo você um devoto da ciência, admite a hipótese de que a matéria, energia e espaço, assim como os seus comportamentos muito bem definidos e inteligentes que podemos observar, inclusive a "evolução", podem ter sido "criados" por alguma entidade ou inteligência universal ? ... Não, José, eu não aceito isto nem como hipótese ... Então, Pedro, me desculpe, retiro o que eu disse a respeito de você ser um devoto da ciência ...

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    LEONARDO RIBAS GOMES

    ± 15 horas

    Incrível como seres adultos conseguem acreditar em papai noel, digo, saci pererê. A bíblia é uma fraca peça de ficção que se apropria de diversas histórias de outras culturas para se fazer de dona da verdade. A concepção de um deus que criou o homem era até simpática ha 2 mil anos atrás. Hoje é patética quando estudamos o Universo. Infelizmente vai demorar pra humanidade sair dessa obscuridão causada pelas religiões.

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    • A

      Admar Luiz

      ± 14 horas

      Pois é, meu caro, realmente a Bíblia não pode ser estuda ao pé da letra. É cheia de alegorias, superstições, mitos, preconceitos e fatos sobrenaturais. A Bíblia foi escrita por muitas mãos, concordo, tem de ser analisada no contexto de sua época. Cada palavra lá tem seu significado particular e é de difícil compreensão. Acreditar na gênese bíblica é acreditar em saci-pereré, né? Na Bíblia, o que interessa mesmo é a leis morais que estão no Novo Testamento. Lá estão as diretrizes - que o Mestre Maior - legou a humanidade. Simples assim.

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  • A

    Admar Luiz

    ± 2 dias

    Evolução é progresso. Portando é uma lei natural e divina. Divina porque há um Princípio Inteligente - Deus - que comanda tudo. Neste planeta a evolução se dá em diversas faixas, condicionado nas suas percepções conforme o progresso alcançado. Somo viajantes do cosmo respirando as diversas escalas da evolução. Assim em experiência em experiência de milênio a milênio avançamos. No Reino Mineral forças de atração e coesão. No Reino Vegetal, sensibilidade celular. No Reino Animal, o principio inteligente, instintos. No Reino Hominal, todo o cabedal de experiências: raciocínio, afetividade, responsabilidade, conscientização. No hominal o Espírito estagia para a conquista da inteligência.

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  • O

    Orlando Tambosi

    ± 2 dias

    Boa réplica, Marcio Campos. De fato, o cientista pode, pessoalmente, assumir posições filosóficas ou metafísicas, mas não pode derivar essas posições do próprio campo científico ao qual pertence. Um cientista pode ser religioso, embora, ao entrar no laboratório, suas crenças religiosas ficam do lado de fora. Gosto dos textos do Gordon, mas sua posição a respeito da Teoria da Evolução é, mais ou menos, as dos criacionistas. Um abraço.

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