• Carregando...
O carnaval de Curitiba
| Foto:

Versões em inglês (english) e espanhol (castellano/español)

Olá pessoal!!!

Depois de um período de férias – afinal, todo mundo deve turistar um pouco, né? –, estamos de volta!

O Brasil é conhecido mundo afora como o país do carnaval, mas isso não quer dizer que você vai encontrar a folia em qualquer cidade brasileira. E isso vale para Curitiba. A capital paranaense não pode ser considerada um polo carnavalesco. É mais um refúgio para quem quer descansar e fazer programas culturais do que para quem está em busca de grandes festas, trios elétricos, abadas e luxuosos desfiles como os do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Divulgação
Zumbis e mortos-vivos desfilam por ruas de Curitiba em um dos dias do carnaval.

Calma. Seria errado dizer que Curitiba não tem tradição em Carnaval, já que também tem suas escolas de samba, um modesto desfile na Avenida Cândido de Abreu e os antigos matinês e bailes em clubes da cidade. Algo light, diga-se de passagem. Porém, basta ver como a cidade fica vazia nos dias do feriado para concluir que “o país do carnaval” não é aqui. Aliás, não se assuste se encontrar zumbis e mortos vivos andando pelo Centro Histórico nos dias de folia. Não é Halloween. É apenas a Zombie Walk.

E tudo isso também não quer dizer que os curitibanos não caiam na folia. Caem sim!

Já que o pessoal costuma viajar no carnaval, os domingos que antecedem a folia costumam ser marcados pela festa conduzida pelo bloco pré-carnavalesco Garibaldis e Sacis. Uma verdadeira multidão se reúne, à tarde, no Largo da Ordem para curtir marchinhas e músicas de carnaval e fazer um “esquenta” para a festa. O bloco existe desde 1998 e seu nome faz uma alusão ao trajeto idealizado pelo grupo – do Saccy Bar à Praça Garibaldi.

Antônio More / Gazeta do Povo
Thousands of people enjoy the pre-carnival in the Historical Center of Curitiba.

Então, fica a dica: Se você gosta de agito, venha a Curitiba nos finais de semana que antecedem o carnaval. Durante o feriado, venha para cá se busca tranquilidade!

E você? O que acha do carnaval de Curitiba? Deixe seu comentário abaixo!

Serviço
Garibaldis e Sacis
O pré-carnaval ocorre no Largo da Ordem, na tarde de domingos que antecedem a folia. Não há um calendário oficial. É preciso estar ligado nas novidades do bloco. O jeito mais fácil é acompanhar a página dele no Facebook.

Zombie Walk 2012
Dia 19 de fevereiro (domingo). Concentração às 13 horas na Praça General Osório, com saída às 14 horas em direção às Ruínas de São Francisco. Estão programados os shows das bandas Radio Cadaver, Mary Lee & The Side Burn Brother e Sapatos Bicolores.

Siga-nos no Facebook e no Twitter (@turistandoctba).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]