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Felipe Schepers, cofundador e COO do Opinion Box, argumenta sobre a necessidade crescente de saber analisar dados sobre o consumo de seus clientes.

Felipe Schepers*

Dados e consumo na pandemia

A importância dos dados para tomar decisões seguras durante a crise

04/11/2020 18:58
O cenário atual é de extrema incerteza e, nos negócios, isso pede muito cuidado ao tomar qualquer decisão estratégica. O momento que enfrentamos é de crise, e as empresas se veem obrigadas a agir rápido, de forma certeira mas, ao mesmo tempo, com muita cautela. Além da crise na saúde, a economia também sentiu fortemente o baque trazido pelo vírus, tanto no dia a dia das empresas quanto na vida dos consumidores. Diante desse desafio, que representa uma mudança no comportamento do consumidor como nunca se viu, é essencial contar com a ajuda dos dados para tomar as melhores decisões.
O primeiro motivo para que as empresas busquem levantar dados durante uma crise como a atual é que muita coisa mudou subitamente no comportamento do consumidor. Quando a crise bate à porta e o orçamento está mais apertado, é natural que as pessoas mudem alguns hábitos e, sendo assim, alguns produtos e serviços se tornam mais ou menos essenciais. Neste processo, algumas marcas se beneficiam, outras se prejudicam – e todas precisam ter ciência de qual categoria se encaixam.
Além disso, períodos mais incertos pedem toda a cautela possível antes de qualquer ação. Em um exemplo simples: imagine se você entrou no período da pandemia com um novo produto a ser lançado. Agora, você deve ter certeza de que seu produto ajudará a resolver dores dos consumidores, que eles ainda estarão dispostos a pagar por ele e receberão bem suas estratégias de marketing e divulgação.
A crise atual ainda pede muito mais cuidado com o conteúdo das suas campanhas de marketing, diante da sensibilidade que o momento pede. Por isso, testar bem a estratégia com o seu público é fundamental, além de validar que o produto terá saída mesmo diante de possíveis dificuldades financeiras do seu mercado-alvo.
Para se ter uma ideia, em uma pesquisa do Opinion Box sobre o impacto do coronavírus nas finanças, 51% dos consumidores disseram que sua renda diminuiu e 45% afirmaram que seus custos aumentaram desde o início da pandemia. Portanto, resta o desafio de conseguir conquistar clientes mesmo nessa situação desfavorável.
Esse exemplo mostra por que os dados são tão importantes, mas como coletar dados para tomar as melhores decisões?
O caminho mais curto para levantar dados essenciais durante a crise é realizar pesquisas de mercado e acompanhar o que o consumidor tem a dizer.
Imagine que, durante a crise da pandemia, o caminho mais óbvio para o seu negócio seria funcionar por delivery ou e-commerce. Tomar a decisão de fazer entregas e vender online pode parecer fácil, mas esse passo requer segurança que só os dados podem te oferecer. Nesse exemplo, você vai se perguntar: seu cliente costuma comprar online? Como seu consumidor prefere pagar pelas compras que faz? Onde seu público mora e como você teria que fazer para chegar até ele?
Por isso, é essencial que a empresa colete dados sobre o comportamento do consumidor e ouça diretamente o que seus clientes ou público-alvo pensam sobre o seu produto, marca, mercado ou concorrência.
Entenda o comportamento do consumidor e seus hábitos de compra, descubra como está a satisfação do seu cliente e teste seu novo produto antes de colocá-lo nas prateleiras. São diferentes tipos de pesquisa de mercado que vão fornecer dados e inteligência para que se possa ter certeza na hora de decidir.
A pesquisa de mercado e os dados sobre seu mercado e consumidores evitam que o achismo aja sem que você nem perceba. “Todo mundo gosta disso”, “Eu acho que a campanha nova ficou sensacional”, “Não tem como o cliente achar isso caro” são alguns exemplos de achismos que podem influenciar a sua decisão. Em todos esses casos, as opiniões estão se baseando apenas no instinto ou em experiências, e não na razão.
Basear decisões de negócio em dados permite não apenas contornar as dificuldades da crise e sobreviver a ela, mas também encontrar melhores oportunidades mesmo em um período conturbado.
Dados sobre o mercado, os concorrentes e os clientes serão decisivos para ajudar a entender, por exemplo, como seus clientes têm preferido pesquisar por produtos, como tem comprado, comparado preços, quais marcas têm se destacado na sua percepção e, consequentemente, você saberá como oferecer a esse consumidor o que ele mais precisa no momento atual. E é exatamente isso que vai ajudar tanto as empresas quanto os seus públicos a superar mais facilmente a crise que enfrentamos.
*Felipe Schepers tem mais de 15 anos de experiência em empresas de pesquisa de mercado com metodologias tradicionais e digitais em mais de 2 mil estudos realizados. É cofundador e COO do Opinion Box, empresa membro do Cubo Itaú que oferece soluções digitais em pesquisa de mercado e customer experience. Responsável pela operação da empresa, incluindo os times de projetos e vendas, garante a velocidade, qualidade e atendimento de clientes como Faber Castell, Accenture, Caixa Seguradora, LinkedIn, Nivea, PayPal e outros.

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