Thumbnail

Luana Horchuliki*

Recursos humanos

4 dicas para otimizar a gestão de recursos humanos durante a pandemia

07/10/2020 18:00
Muito se tem discutido sobre medidas para reduzir a propagação do coronavírus. Milhares de empresas tomaram medidas preventivas, visando o bem estar de seus profissionais. Um dos setores mais afetados foi o de recursos humanos, sem dúvida, que, além de se ter a missão de garantir a saúde dos colaboradores, ainda precisa lidar com as novas contratações.
Levantamento realizado pela Kenoby mostra que 90% dos profissionais acreditam que o trabalho em home office será o futuro das empresas. Quanto à estratégia adotada pelo recrutamento em época de crise, 47% congelaram as vagas, 18% seguem na mesma volumetria de vagas, 17% ainda está analisando o cenário, 13% bloquearam totalmente a abertura de novas vagas e 2% aumentaram a quantidade de vagas. Questionados se por conta da crise haverá uma baixa nas candidaturas, 55% responderam que não e 45% apostam que sim. A pesquisa foi realizada entre março e abril, e contou com a participação de mais de 1,3 mil profissionais da área de recursos humanos.
É um momento de cautela e algumas vagas serão congeladas. Porém ainda teremos processos seletivos acontecendo, tudo depende da estratégia adotada pela empresa. É é fundamental que a área de Recrutamento e Seleção esteja preparada para atuar de maneira eficaz e precisa ser, mais do que nunca, protagonista.
Somos responsáveis pelo bem estar das pessoas, da cultura de nossa empresa, e claro pelos empregos. Falamos muito sobre o "novo RH", aquele mais conectado com o negócio, estratégico e ágil, esse é momento de colocar em prática. Para ajudar os profissionais a se organizarem, remotamente ou não, sobretudo nesse tempo de crise, uma série de dicas podem otimizar os processos diariamente.
*Luana Horchuliki é diretora de gente e gestão da Kenoby, startup membro do Cubo Itaú que oferece software de recrutamento e seleção.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão