• Carregando...
Eu, Ajiao e sua filha nas férias da adolescente em Shenzhen
Eu, Ajiao e sua filha nas férias da adolescente em Shenzhen| Foto:

你好,

Ni hao,

Como todos vocês já devem ter tomado conhecimento pela imprensa brasileira, a China revogou a política do filho único estabelecida em 1979 que evitou o nascimento de 400 milhões de novos chineses, simplesmente, 2 Brasis em 30 anos. Comenta-se que as indústrias de fraldas, leite e cuidados infantis já estão sentindo os efeitos da novidade, assim como os menos sortudos fabricantes de camisinhas. Num país de um bilhão e quatrocentos milhões de habitantes, qualquer pedrinha jogada ao mar se transforma rapidamente numa tsunami.

Ao saber da notícia, meu pai me ligou para perguntar como estavam as comemorações aqui do outro lado do mundo, provavelmente fantasiando uma China muito feliz por conta da importância desta decisão. A verdade é que nenhum dos nosso amigos chineses sequer mencionou o assunto conosco. Nas ruas, vida normal. Na imprensa, os comentários não são nada empolgantes. Primeiro, por que a decisão só deve ser formalizada em março e, ao que parece, a burocracia vai ser grande (o casal vai ter que pedir permissão, haverá um intervalo entre os 2 filhos a ser seguido e por aí vai). Segundo, por que os chineses são muito racionais e focados em dinheiro e ter mais um filho vem acompanhado de uma contabilidade assustadora. Terceiro, por que as mulheres não estão gostando nada de acumularem a função de profissionais e mães de dois filhos sem a ajuda dos maridos, discussão já muito antiga no Brasil e no resto do mundo ocidental.

Materia do ChinaWire

Materia do ChinaWire

Confesso que, assim como meu pai, esperava mais entusiasmo por parte dos chineses sobre a novidade, uma vez que a política do filho único causou muita tristeza, para não dizer, tragédias nas famílias chinesas nos últimos trinta anos. Resgatei dois posts antigos que escrevi sobre este assunto, Filhos da China e Um é bom Dois é Demais, e voltei a me emocionar com eles. Recomendo a leitura para entender, na vida real, as consequências de uma política como esta.

Clair, a segunda filha que foi separada da mãe na infância

Clair, a segunda filha que foi separada da mãe na infância

Recentemente, minha empregada/amiga/enfermeira-na-época-da-quimioterapia de 43 anos, a Aijiao, me confessou que havia engravidado cinco vezes. Ela tem dois filhos, o primogénito de 23 anos e uma “filha negra” 黑户 (heihu), que é como eles chamam as pessoas sem registro no governo por serem ilegais (no sentido de mercado negro, mercado paralelo). A filha de 15 anos mora com a irmã da Aijiao em outra província e as duas se falam pelo telefone sempre, ou melhor, discutem já que a adolescente, além de ser adolescente, tem motivos de sobra para reclamar da vida. Os outros três bebês foram abortados bem tarde, dois meninos e uma menina, pois a Aijiao tentou tê-los até o fim, mas foi impedida pelos oficiais do governo. Difícil olhar para a minha Aijiaozinha e não imaginar por quanto sofrimento ela já passou, embora seja uma mulher risonha e de altíssimo astral.

 Eu, Ajiao e sua filha nas férias da adolescente em Shenzhen


Eu, Ajiao e sua filha nas férias da adolescente em Shenzhen

Na China, o filho homem herda a propriedades dos pais e é com a família do primogênito que passarão a viver na velhice, quando o filho se casar. Portanto, uma filha mulher não serve para muita coisa; é como queimar a única bala do revolver. Não é por outro motivo que a China tem hoje uma diferença de 34 milhões de homens em relação ao número de mulheres e que é vedado aos médicos informar o sexo do bebê aos futuros papais.

Essas histórias muito tristes que se misturam às nossas quando colocamos os pés na China, estão relatadas num dos livros mais angustiantes que já li: Mensagem de uma Mãe Chinesa Desconhecida. Uma jormalista, com base em cartas que recebia na emissora de rádio em que trabalhava, decidiu contar dez histórias sobre a relação mãe-filha que foram desfeitas por conta da política do filho único. Às vezes, a mãe era obrigada a matar o própria filha, assim que dava à luz, afogada na bacia de água que seria usada para lavar o bebê depois do parto. Às vezes, a menina era abandonada na plataforma de uma estação de trem por uma mãe desesperada, mas sem opção. O objetivo do livro é deixar um pedido de desculpas anônimo das mães que foram obrigadas a abandonar suas filhas, para filhas que não conseguem entender ou aceitar o abandono. Leiam com uma caixa de lenços de papel do lado.

 Livro sobre mães e filhas que tiveram sua relação interrompida antes ou depois do nascimento


Livro sobre mães e filhas que tiveram sua relação interrompida antes ou depois do nascimento

Enfim, fico feliz de ver a China dando mais um passo na sua evolução e me sinto privilegiada de poder participar destes momentos que, com certeza, farão parte da história da humanidade.

 

再见

Zai jian

Chris

Fale com a Chris:

christianedumont@hotmail.com

Saiba mais como estudar na China:

sz-gbs.com

mapaei.com.br

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]