Comunidade e escolas de samba

Carnaval: da rua para o digital

12/04/2022 18:10
O carnaval e o sucesso das escolas de samba se devem principalmente à organização e ao senso de pertencimento que acontece dentro das comunidades. E quando pensamos nessas comunidades, logo lembramos de bairros e regiões onde os moradores têm um espaço físico com papel significante na vida das pessoas que moram ao redor e que contam com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos, que apoiam e vivem essa alegria com as agremiações.
Muitas pessoas têm vontade de participar de uma escola de samba, mas até então achavam que esta era uma realidade muito longe delas, pois quando pensamos em desfiles de carnaval lembramos somente do Rio de Janeiro ou de São Paulo.
Apesar de muitos duvidarem de que o carnaval existe de verdade em nossa cidade, a festa mais tradicional de Curitiba é mesmo o carnaval de rua, que também conta com comunidades digitais das mais animadas nas redes sociais. Desde 1946, quando surgiu a primeira escola de samba por aqui, a Colorado, os desfiles acontecem anualmente e com arquibancada sempre lotada.
Mas e como tudo isso pode acontecer em uma comunidade digital, e o mais interessante, em Curitiba? Pois bem, o projeto que quero apresentar para vocês surgiu dentro da mente criativa de um curitibano muito talentoso, o arquiteto multifacetado Felipe Guerra, e de um grupo de apaixonados pelo samba.
A Enamorados do Samba é a primeira escola de samba ecológica do mundo e tem o conceito de trazer para o carnaval de Curitiba muito mais que 50 minutos de desfile na avenida. Felipe criou uma nova comunidade que trouxe novos rostos para o mundo apaixonante do samba. Ele atribui isso, principalmente, ao fato da mesma ter ampla divulgação nas redes sociais, despertando o interesse do curitibano através da alegria mostrada nos posts.
Fundadores da Enamorados com a saudosa presidente Marlene.
Fundadores da Enamorados com a saudosa presidente Marlene.
O conceito ecológico e sustentável não só desperta a atenção, mas vai muito além de diversão quando envolve toda uma comunidade para que seus integrantes tenham o prazer de estarem juntos se preocupando com o Meio Ambiente.
“Nossa comunidade não é de nenhum bairro, ela é do Facebook”, brinca Felipe Guerra, que cuida pessoalmente das redes sociais da Enamorados, que incluem uma conta no Instagram, uma fanpage e agora também uma comunidade oficial no Facebook.
Através dos canais digitais, o carnavalesco consegue informar a comunidade sobre as novidades, destacar momentos importantes e, principalmente, trazer todos para dentro da escola através das lives das festas e dos eventos.
A Enamorados do Samba, mesmo sendo a mais nova agremiação carnavalesca de Curitiba, com apenas cinco anos de existência, já fez história conquistando o título de campeã do Carnaval 2020 e cresce a cada ano o número de integrantes e novos interessados em participar.
E claro que o Clube da Alice faz parte deste movimento desde os primeiros dias da escola. Desde o primeiro post que fiz no grupo apresentando a agremiação já tivemos muitas meninas envolvidas nas festas, nos desfiles e como voluntárias na preparação do desfile e nas ações para arrecadar fundos. É como se a Enamorados do Samba fosse um membro querido da família Clube da Alice.
As "Alices" na avenida, desfilando pela Enamorados.
As "Alices" na avenida, desfilando pela Enamorados.
E que tal você também fazer parte deste movimento? Eu aproveito para te convidar para participar de nossos eventos trazendo seus amigos e fazendo parte de uma comunidade onde o amor pelo samba nos une. O mundo do samba, antes do que vocês enxergam na avenida, é uma grande família.
Por este motivo acredito que as escolas de samba são um dos melhores exemplos de comunidade e, sim, tem tudo a ver com as comunidades digitais, pois os membros são “unidos pelo amor” e têm um objetivo em comum: fazer bonito na avenida. E nós temos membros “enamorados” importantes, entre eles o prefeito Rafael Greca, que já declarou seu amor pela escola: "o Carnaval é a vertente mais expressiva da cultura brasileira. Nele nós ouvimos as vozes da África, nós sentimos os caboclos da terra. Que o Carnaval sob a Luz dos Pinhais seja bendito e abençoado. Margarita e eu somos enamorados do samba. Nós adoramos o Carnaval", destacou durante o Carnaval de 2020.
João e Sil, segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira da agremiação, com o prefeito Rafael Greca.
João e Sil, segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira da agremiação, com o prefeito Rafael Greca.
O prefeito falou ainda da importância do Carnaval. "É uma bobagem dizer que Curitiba não tem Carnaval. Sempre teve. Eu, menino, ia com minha mãe e meu pai à Marechal. Ia às batalhas de confete no Passeio Público e na Rua XV. Curitiba sempre teve Carnaval. E Curitiba precisa persistir tendo Carnaval."
E já que neste ano tudo está diferente, vou te fazer um convite para conhecer um pouquinho do mundo do carnaval de Curitiba em um evento especial que será realizado na Ópera de Arame no dia 22 de maio, uma noite para conhecermos o que as escolas de samba do grupo especial estão preparando.
Se quiser conhecer mais a Enamorados do Samba, junte-se a nós pelas redes sociais no @enamoradosdosamba.