Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Como aproveitar a primavera para cuidar das plantas
| Foto: Nasam Thaufeeg/Unsplash

A melhor época para mexer nas suas plantas está chegando. Então, junte seus materiais e mão na massa, ou melhor, na terra. O início da primavera está marcado oficialmente para este dia 22 de setembro, mas já é possível perceber seus sinais desde antes dele.

As temperaturas mais amenas, chuvas mais frequentes e dias mais longos do que durante o inverno são as principais características que deixam as plantas mais felizes nesta época do ano, prontas para crescerem com novas folhas, ramos e, claro, com as flores, marcantes nesta estação.

Para ajudar as plantas a se desenvolverem ainda com mais força e vitalidade, é essencial que façamos algumas tarefas. Por isso, prepare seus materiais de jardinagem e confira alguns cuidados para realizar nesta época com suas plantas do jardim ou em vasos.

primavera
| Nasam Thaufeeg/Unsplash
  • Substrato: a primeira tarefa é aerar o substrato das suas plantas. Isso significa oxigenar o solo, para não o deixar compactado. Para jardins ou vasos grandes, utilize ancinhos [uma espécie de rastelo] para revolver o solo. Em vasos pequenos, é possível utilizar palitinhos de churrasco ou hashis para perfurar cuidadosamente o substrato.
  • Adubo: a tarefa mais importante nesta época é adubar suas plantas! Repor nutrientes é fundamental para que elas cresçam saudáveis e bonitas. É importante verificar qual o melhor adubo para cada espécie, que terá uma necessidade diferente de nutrientes. De modo geral, para folhagens, é possível utilizar um adubo N-P-K 10-10-10, e, em plantas que produzirão flores e frutos, o melhor é utilizar um adubo mais rico em fósforo e potássio, nutrientes importantes para estas fases, como o N-P-K 4-14-8. Outros excelentes adubos que podem ser utilizados em praticamente todas as plantas são o húmus de minhoca, o biofertilizante e o bokashi.
  • Pragas: fique de olho em possíveis pragas que podem aparecer nas plantas, como as cochonilhas e os pulgões. Da mesma forma que nós ficamos mais ativos com as temperaturas mais altas, os insetos também. Por isso, faça inspeções regulares para evitar o aparecimento destes bichinhos indesejados.
  • Vaso: essa é a melhor hora para trocar plantas de vaso ou mudar o substrato, quando isso for necessário. Sabe aquela planta que já está grande demais para o vaso? A primavera é a época ideal para colocá-la em um vaso maior.
  • Podas: faça podas de limpeza em suas plantas: retire ramos secos, mortos ou doentes. Assim, sua planta estará mais arejada, bonita e saudável.

Os últimos meses frios e com dias curtos do inverno foram importantes para que as plantas poupassem energia para a primavera. Agora que esta época está chegando, aproveite para observar o crescimento das plantas, as flores nos jardins, os ramos crescendo nas árvores, folhas novas se abrindo delicadamente e inspire-se!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]