Vida Botânica

Monique Ryba Portela

Vida Botânica

Frio, café quente, cobertas… e plantas!

18/06/2021 11:30
Thumbnail

Plantas precisam de cuidados extras no inverno. | Bigstock

O inverno está chegando e com ele também vem as preparações que a estação mais fria pede: cobertas mais pesadas, casacos e cachecóis, bebidas quentes e... cuidados com as plantas! Sim, as plantas nesta época do ano também precisam de cuidados extras com a mudança da estação. Então, tire as roupas de frio dos armários e as ferramentas de jardinagem da gaveta. Assim, você e as plantas passarão pelo inverno protegidos e saudáveis.
Com as temperaturas mais baixas e os dias mais curtos, as plantas entendem que precisam poupar sua energia, já que receberão menor quantidade de luz para realizar a fotossíntese. Ao número de horas de sol diárias que as plantas recebem, damos o nome de fotoperíodo. Com menor fotoperíodo, as plantas reduzem seu metabolismo, desaceleram seu crescimento e algumas podem entrar em um estado de dormência – quando cessam seu desenvolvimento temporariamente e podem perder grande parte de suas folhas para economizar sua energia.
O estado de dormência pode acontecer principalmente em espécies tropicais, que são mais sensíveis em relação à queda de temperaturas: as alocasias, o caladium, as gloxínias e até as begônias são alguns exemplos. Caso isso aconteça com alguma de suas plantas, não se desespere! As plantas que entram em dormência passam por um período de descanso para que, na primavera e no verão, rebrotem ainda mais fortes e mais bonitas.
O inverno é uma estação maravilhosa. Tempo da natureza pausar, descansar e se preparar para a primavera, ainda com mais força. Até lá, aproveite os momentos desta estação fria, com uma coberta, plantas e um café quente ao lado!
Então, além de uma dose de paciência, aqui estão algumas dicas para que suas plantas passem da melhor forma pelo inverno:
  • Ajuste as regas junto com sua rotina. Procure regar suas plantas pela manhã, assim terão o dia todo disponível para evaporar o excesso de água. Além disso, cuide com a frequência das regas e com a umidade acumulada nas folhas: durante o inverno, a água demora mais para evaporar, por isso verifique sempre o substrato antes de regar. A água acumulada pode trazer problemas mais sérios como fungos e bactérias em suas plantas, então é preciso cuidado.
  • Proteja suas plantas contra o frio e ventos: se possível, mova os vasos de plantas para ambientes internos ou mais protegidos, desde que recebam luz natural.
  • Observe a mudança na incidência do sol em sua casa e mova suas plantas para os locais que recebem maior quantidade de luz.
  • Fique de olho nas previsões do tempo: se houver possibilidade de geada em sua região, cubras as plantas do jardim com mantas ou lonas na noite anterior para protegê-las e evitar danos.
  • Realize podas nesta época do ano em plantas que pedem este cuidado. O fim do outono e começo do inverno é o melhor momento para realizar podas em grande parte das plantas ornamentais no jardim. O truque é: pode nos meses sem a letra “r”, ou seja, maio, junho, julho e agosto. As podas estimulam o crescimento lateral com novas brotações, estimulam o florescimento mais bonito na primavera e, em frutíferas, ajudam na produção de frutos maiores e melhores.
  • Mas calma: nem todas as plantas devem ser podadas. As plantas que florescem durante o inverno, como as azaleias, as caliandras e as camélias, não precisam de podas nesta época do ano. Lembre-se de utilizar uma boa tesoura de poda e fazer um corte diagonal, para que a água não fique acumulada. Para ajudar na cicatrização da planta e evitar a entrada de patógenos (fungos e bactérias), polvilhe canela em pó no local da poda.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!