• Carregando...
luz
| Foto: Divulgação

Que todas as plantas precisam de luz do sol para crescerem você já sabe. A luz natural é importante para o processo de fotossíntese, que produz energia para que a planta se desenvolva, cresça e forme novas folhas, flores e frutos. Agora, você sabe diferenciar a intensidade de luz disponível na sua casa e qual a necessidade que cada espécie precisa? Bom, vamos lá que eu te explico tudo aqui:

Plantas de sol pleno

São as plantas que gostam de receber o sol forte por várias horas ao dia. Espécies de sol pleno precisam receber sol diretamente em suas folhas por 4 a 6 horas por dia, no mínimo. As horas de luz mais intensa, perto do meio dia e no início da tarde, são essenciais para tais espécies. Algumas espécies de sol pleno: agapanthus, palmeira cica, plantas frutíferas, bouganville e cróton.

Plantas de meia sombra

Diferentemente das plantas de sol pleno, as plantas de meia sombra apreciam as horas de sol mais ameno, mas necessitam dele por 3 a 4 horas diariamente. O sol da manhã, antes das 10 horas, e o sol do fim da tarde, após às 16 horas, são perfeitos para estas espécies. Exemplos de plantas de meia sombra: filodendros, antúrios, ficus e peperômias.

Plantas de sombra 

São plantas que na natureza são encontradas protegidas por outras plantas maiores, como árvores e arbustos, recebendo apenas a luminosidade mais filtrada e difusa. Por este motivo, as plantas de sombra não devem receber sol forte diretamente em suas folhas. O melhor local para espécies de sombra é um ambiente com a luminosidade (claridade) intensa ao longo do dia. E, caso recebam luz do sol diretamente em suas folhas, deve ser o sol mais ameno, do início da manhã ou do fim da tarde, por no máximo 3 a 4 horas por dia. A sombra é frequentemente confundida com o breu, onde não há luz natural suficiente para o crescimento de qualquer planta. Algumas plantas de sombra: marantas, zamioculca, espada-de-são-jorge, samambaias e asplênios.

Saiba mais e confira as legendas!

1. SOL PLENO

Este é o local que recebe maior quantidade de sol direto ao longo do dia. No desenho é um jardim, mas pode ser em uma sacada de um apartamento também.

2. MEIA SOMBRA

Locais próximos a janelas e outras entradas de luz solar direta, com algumas horas de sol ameno diariamente.

3. SOMBRA

Ambientes com claridade e luminosidade filtrada, porém ainda intensa o suficiente para o crescimento das plantas.

4. BREU

Locais que não recebem luminosidade natural ou espaços atrás de paredes, móveis e objetos que não permitem à planta receber a luz adequada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]