Mais de 400

Sophia Louise Karl

Dicas de cuidados, espécies, curiosidades e inspirações. Na coluna 'Vida Botânica', a engenheira agrônoma paisagista Sophia Louise Karl se dedica a trazer informações sobre o maravilhoso mundo das plantas, compartilhando conhecimentos sobre como cuidar e fazer delas parceiras para trazer mais vida e bem-estar, dentro e fora de casa.

Vida Botânica

Filodendros: conheça as espécies e dicas de cuidados das plantas decorativas que crescem na natureza

19/05/2022 12:23
Thumbnail
Facilmente encontrados em jardins, crescendo sobre árvores e até em vasos dentro de casas, os filodendros são plantas do gênero Philodendron, palavra que deriva do grego e que significa: philo – amor e dendron – árvores. Essas plantas recebem este nome justamente por sua característica quando encontradas na natureza, já que crescem apoiadas nos troncos das árvores podendo atingir grandes alturas. Muitas pessoas acreditam que por utilizarem as árvores como apoio, são plantas parasitas. Mas, isso está errado! Os filodendros e as árvores têm uma relação harmônica, sem nenhum ônus e prejuízo para as árvores. Aquelas plantas apenas utilizam as árvores como suporte para suas raízes adventícias, já que se tratam de trepadeiras e possuem tais raízes para se “segurarem” em superfícies.
Existem mais de 400 espécies dentro do gênero Philodendron, sendo nativas de florestas tropicais e subtropicais da América Latina, com alta umidade no ar, temperaturas amenas e áreas com intensa luz natural filtrada, sob a copa das árvores. Os filodendros pertencem à família das Araceas, que também engloba os antúrios, as alocásias, os lírios da paz, a comigo-ninguém-pode e diversas outras plantas que possuem inflorescência semelhante, em forma de espiga.

Algumas espécies de Philodendron que você precisa conhecer:

Philodendron hederaceum: conhecido como filodendro pendente, é uma planta de crescimento rápido e com várias cultivares diferentes, como o filodendro limão, o filodendro verde, o filodendro brasil e o filodendro micans, com folhas escuras e aveludadas.
Philodendron gloriosum: possui folhas grandes e muito aveludadas, sendo bastante utilizado em jardins sombreados.
Philodendron bipinnatifidum: bastante encontrado em jardins a pleno sol, este filodendro é frequentemente confundido com a costela-de-adão, por suas folhas desenhadas e recortadas. É conhecido popularmente como Guaimbê.
Philodendron erubescens: é também conhecido como filodendro-roxo, por suas folhas arroxeadas e escuras, e possui cultivares com diferentes tonalidades, como o philodendron erubescens pink princess.
Philodendron martianum: é o famoso Pacová, muito utilizado em ambientes internos por apreciar ambientes de sombra ou meia-sombra.

Cuidados com os filodendros

  • Água: os filodendros são plantas que apreciam alta umidade no ar, por isso borrife água ao redor de suas plantas para refrescá-las, especialmente nos dias quentes e secos. As regas podem ser frequentes, mas sempre cuidando para não encharcar o substrato ou deixar água acumulada no vaso, cachepô ou no pratinho.
  • Luz: os filodendros são plantas de sombra, meia-sombra e algumas espécies também podem ser cultivadas a pleno sol. De forma geral, um local com boa luminosidade natural é o ideal para os filodendros dentro de casa, com algumas horas de sol pela manhã ou no fim da tarde.
  • Pets e crianças pequenas: apesar de serem muito bonitas e ornamentais, os filodendros são plantas tóxicas, caso ingeridas. Por isso, é preciso ter cuidado ao acesso de crianças e animais de estimação a essas plantas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!