Entenda

Plantas em casa: mitos e verdades

06/05/2022 13:21
Thumbnail

Ter plantas em casa ajuda a trazer sensação de bem-estar. | Copernico/Unsplash

Verde no quarto pode? Adubar com cascas de frutas é bom? Quando falamos em plantas, existem alguns mitos que passam de geração a geração. Que tal conhecer alguns deles?

Não pode ter plantas no quarto, porque elas roubam seu oxigênio à noite

MITO! Muita gente já ouviu essa frase dos pais ou avós, mas não se preocupe, porque elas não roubarão seu oxigênio enquanto você estiver dormindo.  De fato, as plantas captam uma pequena quantidade de oxigênio durante o processo da fotossíntese, mas é uma quantidade irrelevante para nós. Até porque, ainda durante a fotossíntese, elas retornam uma quantidade muito maior de oxigênio para a atmosfera. Por isso, um ambiente com plantas é um local com ar mais leve e puro.
Aliás, se fôssemos considerar o “roubo” de oxigênio à noite, não poderíamos nunca dormir com alguém ao nosso lado, não é?!

Adubar com cascas de frutas diretamente no substrato é ótimo para as plantas crescerem forte

MITO! As cascas de frutas e verduras contêm muitos nutrientes, mas precisam antes ser decompostas, só desta forma os nutrientes ali presentes estarão disponíveis para as raízes absorverem. Além de não estar adubando suas plantas, adicionar esses resíduos diretamente no substrato pode trazer diversos problemas, como pragas e fungos nos vasos. Por isso, se você quer utilizar um adubo de qualidade a partir destes resíduos, você pode utilizar uma composteira com minhocas para produzir biofertilizante, um ótimo adubo orgânico.

Algumas plantas não são recomendadas em ambientes com pets ou crianças pequenas

VERDADE! Algumas têm compostos tóxicos que são maléficos caso ingeridos, e por isso precisamos ter cuidado ao acesso e interação de pets e crianças em locais com tais plantas. Caso você tenha animais de estimação curiosos ou crianças pequenas em casa, busque sempre por informações sobre a toxicidade das plantas que você possui.

Toda folha amarela indica um problema na planta

MITO! Nem sempre uma folha amarela será sintoma de um problema mais grave na sua planta. Muitas vezes, esta folha amarela pode ser somente um fim de ciclo natural da planta, que perde folhas mais velhas para ter energia para emitir novas folhas mais fortes. É preciso observar sua planta e entender o que está acontecendo.

As plantas podem reduzir a ansiedade e trazer calma e tranquilidade para a rotina

VERDADE! Além de criarem ambientes mais aconchegantes e charmosos, a presença e a rotina de cuidados com as plantas podem trazer diversos benefícios em nossas vidas. Proporcionar calma e tranquilidade, reduzir níveis de estresse e até mesmo aumentar a criatividade e melhorar o humor de quem está em um ambiente com verde e natureza são alguns deles. Vale a pena investir em plantas, especialmente em locais de trabalho como escritórios ou no home office.