• Carregando...
Por que ter plantas em casa?
| Foto: Bigstock

Essa é uma pergunta que várias pessoas se fizeram especialmente desde o começo da pandemia, quando o movimento e a procura por plantas aumentaram consideravelmente. Ao ficarem mais tempo em casa, as pessoas sentiram falta do verde e do ar livre, buscando dentro de seus lares um lugar aconchegante e mais leve. Nessa busca por uma conexão com a natureza, várias pessoas encontraram no cultivo de plantas momentos de lazer, cuidado e bem-estar.

Manter plantas no ambiente de trabalho ajuda no processo criativo e de concentração.
Manter plantas no ambiente de trabalho ajuda no processo criativo e de concentração.| Copernico /Unsplash

Além de decorarem e tornarem o ambiente ainda mais bonito, as plantas podem melhorar nosso dia a dia e até a rotina de trabalho. Para provar isto a você, aqui estão seis benefícios que o contato com plantas pode nos trazer:

  • As plantas podem neutralizar alguns componentes tóxicos, como benzeno, formaldeído, amônia e tolueno, compostos presentes em tintas, itens de limpeza, fumaças de cigarro, poluição e demais produtos químicos (colas, espumas, plásticos…), filtrando e melhorando a qualidade do ar.
  • A presença de plantas em escritórios traz muitos benefícios para a rotina de trabalho. Além de proporcionar um ambiente mais leve, as plantas aumentam a concentração, podendo deixar as pessoas mais motivadas e confiantes em suas tarefas.
  • Para artistas e criativos: as plantas estimulam a criatividade e auxiliam no processo criativo. Pare por alguns instantes e observe suas cores, texturas e formatos diferentes e inspire-se.
  • Manter uma rotina de cuidados e observar o crescimento e desenvolvimento das plantas são atitudes que podem reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Além de proporcionar bem-estar, o contato com a natureza traz tranquilidade e relaxamento.
  • Segundo o estudo das cores, a cor verde nos transmite calma, paz e serenidade, nos reconectando com a natureza, trazendo vitalidade e equilíbrio para os ambientes.
  • Além disso, os efeitos visuais de composições de plantas podem nos transmitir conforto e acolhimento. Assim, as plantas em casas ou em escritórios transformam os ambientes, preenchendo o lugar e criando um clima agradável para que as pessoas se sintam mais à vontade.

Ter plantas por perto em nosso dia a dia é realmente transformador. Estas foram somente seis razões para você começar a ter plantas dentro de casa, mas existem muitas outras! Qual é a melhor parte de cuidar de plantas na sua opinião? Vou adorar saber!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]