Jardinagem

4 problemas comuns nas plantas e como resolvê-los

29/03/2022 13:30
Thumbnail

Raízes saindo para fora do vaso indicam que as plantas precisam ser replantadas em um espaço maior. | Bigstock

Mesmo os mais cuidadosos e atenciosos com suas plantas podem sofrer com alguns problemas comuns que aparecem eventualmente nos vasos. Para que você não fique mais preocupado tentando entender o que está acontecendo, aqui estão as explicações para quatro situações comuns nas plantas e o que você pode fazer para resolvê-las.

1. Folhas com as pontas secas

Este problema geralmente está associado à falta de umidade no ar e à falta de regas. Para deixar suas plantas com folhas bonitas e saudáveis, além de manter a frequência de regas adequada, borrife água nas plantas que pedem esse cuidado. Plantas tropicais adoram umidade do ar!
No calor, borrifar água nas folhas ajuda a evitar que elas ressequem nas pontas.
No calor, borrifar água nas folhas ajuda a evitar que elas ressequem nas pontas.

2. Plantas com caule amolecido

Plantas com o caule amolecido e soltando com facilidade do substrato indicam excesso de água! Cuide para não exagerar na frequência e na quantidade de água nas regas. Além disso, nunca deixe água acumulada no pratinho ou cachepô para que o substrato não permaneça encharcado, o que pode apodrecer as raízes e o caule da sua planta.

3. Caules longos e esticados

Isso acontece especialmente com as suculentas que ficam dentro de casa: o famoso estiolamento. Nada mais é do que um crescimento exagerado do caule em busca de luz. Portanto, se sua planta estiver com um “pescoço” longo demais, ela está te avisando que precisa de mais iluminação.

4. Raízes para fora do vaso

Raízes saindo pelos furos de drenagem ou aparecendo fora do substrato podem indicar que está na hora de trocar sua planta para um vaso maior. Conforme as plantas crescem, pode ser necessário replantá-las quando não há mais espaço disponível para as raízes se desenvolverem em um vaso pequeno.
Quando as raízes começam a escapar pelo vaso, é preciso colocar a planta em um vaso maior
Quando as raízes começam a escapar pelo vaso, é preciso colocar a planta em um vaso maior