Thumbnail
Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Planejamento

2020 ainda não acabou

22/09/2020 12:56
É, 2020 é um ano do qual sempre nos lembraremos. Não há como nos esquecermos dos dias em que o mundo virou de cabeça para baixo. Fomos dormir preocupados com coisas como agenda de viagens do ano e metas para o semestre, e acordamos com a obrigação de repensar nossas carreiras e nossos negócios.
Apesar de termos a sensação de que
tivemos um ano que valeu por uma década, precisamos ter em mente que 2020 não
acabou.
Ainda há muitas incertezas sobre uma vacina para o novo coronavírus, sobre quando poderemos voltar às nossas rotinas completamente, e sobre o fim da crise econômica. Mas nem por isso devemos adotar uma postura passiva.
Circunstâncias desconhecidas embaralham as cartas do jogo. Pode ser assustador, porém, muito oportuno.
Conversando com empresários de todo Brasil, tenho sentido diversas emoções nesse cenário desafiador. Alguns enxergam diversas chances de empreender algo único. Outros, já dão 2020 como um período perdido.
Muitos gestores não querem correr riscos ainda esse ano e isso é totalmente compreensível. A poeira ainda não baixou e estamos tateando os próximos passos. Mesmo assim, acredito que a reta final de 2020 pode servir como uma grande balizadora para empresas e carreiras, que definirá os próximos anos.
Então, meu conselho é: aceite que estamos vivendo um momento de extrema incerteza e arrume a casa. O final do ano pode ser ótimo para retomar o controle das finanças do negócio e voltar ao azul.
Em seguida, comece a mapear oportunidades. Ninguém sabe como as coisas estarão em 2021. Quem demorar para se mexer será engolido, seja por novas crises, seja por concorrentes. Por isso é tão urgente começar a projetar, mesmo que um pouco no escuro, os próximos passos.
É bem provável que o planejamento acabe mudando, talvez
de forma drástica, daqui a alguns meses. Estados Unidos e Europa já vêm
sofrendo com novas ondas de casos do novo coronavírus. O mesmo pode acontecer
em outras regiões. Por isso é importante que os planos sejam mais flexíveis.
Precisamos estar preparados. Não temos controle sobre
o que vai acontecer. Mas temos poder sobre nossas decisões dentro de nossas
empresas e sobre o modo como iremos nos portar diante dos diferentes cenários.
Escolhas importantes, se feitas de uma hora para outra, podem ser perigosas. Por isso, é bom considerarmos a reta final de 2020 como um tempo de reflexão e preparação, independentemente do que estiver nos aguardando à frente.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão