Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Lições do esporte para aplicar na sua carreira e empresa
Lições do esporte para aplicar na sua carreira e empresa| Foto: Pexels, Kampus/Reprodução

O mundo do esporte é fascinante. Não apenas do ponto de vista competitivo, dos recordes quebrados ou dos heróis e vilões criados a cada evento, mas também das lições que podemos aprender. Além da emoção das partidas, o esporte pode trazer ensinamentos valiosos para aplicarmos em nossas carreiras e empresas. Pensando nisso, separei aqui 4 deles:

1) Talento não é suficiente. É preciso trabalhar duro

O talento é frequentemente superestimado. A grande verdade é que quem não treina, não gera resultados. Até mesmo os atletas mais talentosos podem não chegar a lugar algum se não houver treino e suor. No mundo profissional e das empresas, isso também é verdade.

O esforço deve ser contínuo, não importa o quão talentoso o profissional já seja. Tudo muda muito rápido e vivemos em um mundo cada vez mais competitivo – ainda mais em tempos de home office, onde a competição passou a ser realmente global. Sem estudo e sem trabalho duro, sem grandes resultados.

2) É preciso saber perder

Essa é uma verdade dura. Ninguém gosta de perder. Essa é outra verdade imponderável sobre o mundo dos esportes: em algum momento, todo mundo vai perder. Alguns mais do que outros, é claro. Saber lidar com frustrações e com o gosto amargo dos reveses é necessário para aprender com os erros, afinal, aprendemos muito mais nas derrotas do que nas vitórias. Derrotas podem ser duras e é normal nos sentirmos tristes quando elas acontecem.

Meu conselho é: abrace estes momentos. Precisamos comemorar as vitórias, mas saber a forma correta de encarar as derrotas também é fundamental. Elas virão, acostume-se a isso. Abrace cada uma delas e extraia o máximo que puder de cada experiência.

3) É preciso ter paciência

Se deixar levar pelo emocional e pela ansiedade e querer conquistar tudo de uma vez pode ser uma grande armadilha. De novo, o esporte traz ótimas lições.

Pense no basquete. Cada cesta pode valer até três pontos. Mas um time jamais conseguirá tirar uma vantagem de 20 pontos em um único ataque. É preciso atacar e defender, atacar e defender… Da mesma forma, o foco da sua carreira e empresa deve ser o longo prazo. Paciência é uma habilidade fundamental. Não tente marcar 20 pontos de uma vez. Consistência é a chave. Concentre-se em realizar cada etapa do processo da melhor forma possível, ao invés de tentar ter vitórias grandiosas em curtos períodos.

4) Cuidado com as superestrelas e com o ego

No mundo dos esportes é comum superestrelas com ego inflado não renderem tudo o que era esperado deles em uma nova equipe. Isso acontece também no mundo empresarial. Vemos diversas vezes profissionais muito talentosos mas com grandes problemas de ego que acabam afetando áreas inteiras. Se você puder, livre-se deles o mais rápido que puder. Superestrelas ganham partidas, times ganham campeonatos. Elas até podem entregar ótimos resultados no curto prazo, mas são mestres também em desequilibrar toda a cultura de uma empresa no longo prazo. E cultura é tudo.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]