Thumbnail

É bom manter seu currículo sempre atualizado não apenas para tê-lo sempre à mão, mas também para refletir sobre o seu histórico profissional.

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Dicas de empreendedor

5 formas simples de dar um upgrade no seu currículo

25/05/2021 12:00
Foi-se o tempo em que o currículo era um pedaço de papel que era atualizado de tempos em tempos ao qual recorríamos quando precisávamos de emprego. O currículo tornou-se algo muito mais orgânico, que está em constante desenvolvimento.
Mesmo que você não esteja procurando ativamente por uma colocação ou recolocação, é sempre bom buscar fazer atualizações no seu currículo não apenas para tê-lo na mão caso precise, mas também para refletir sobre seu histórico, suas habilidades e como você comunica isso ao mercado.
Vamos falar então sobre 5 formas simples de dar um upgrade no seu currículo:

1- Pense nas habilidades para o mundo pós-pandemia

A pandemia mudou para sempre a nossa forma de trabalhar, embora muita gente se esqueça disso na hora de preencher seus currículos.
Em um mundo com trabalho remoto cada vez mais difundido e com empresas mais diversas, ter background ligado a essas vivências pode acabar sendo um diferencial.
Inteligência emocional e soft skills também são ótimas habilidades para colocar em destaque no seu currículo.

2- Fale sobre seus resultados

Embora pareça óbvio, vejo poucas pessoas efetivamente destacando os resultados que atingiram ou com os quais estiveram envolvidas em seus trabalhos anteriores.
Essa é uma dica poderosa. Resultados e números podem falar mais sobre seu trabalho do que as habilidades que você diz ter ou sua formação.
Uma sessão rápida de principais resultados alcançados em seus trabalhos anteriores e qual foi o seu papel em cada um deles é uma excelente forma de passar uma mensagem poderosa de forma rápida.

3- Recomendações

Incluir uma sessão de recomendações é uma ótima forma de mostrar aos recrutadores o que seus antigos chefes ou colegas de trabalho pensam sobre você e sua forma de trabalhar.
Recomendações de pessoas com altos cargos e com prestígio no mercado, podem fazer toda a diferença na hora de um recrutamento.
Não se esqueça de incluir um email ou telefone de contato de quem fez a recomendação, caso o time de recrutamento queira entrar em contato.
Muito mais do que uma recomendação formal do tipo “Atesto que fulano é apto para o trabalho X”, peça recomendações humanas, que falem sobre suas habilidades e ética de trabalho. O LinkedIn é uma ótima ferramenta para isso.

4- Fique atento ao design

A forma como você apresenta as informações do seu currículo pode fazer toda a diferença quando ele chega para um recrutador ou recrutadora que tem que olhar centenas de currículos em poucas horas.
Não é necessário que seu currículo seja uma obra de arte ou que você precise utilizar programas avançados para criar um layout diferenciado, mas ficar atento às sessões e subtítulos pode fazer uma grande diferença.
Inclua apenas o que realmente importa e, idealmente, não deixe que o seu currículo fique maior do que uma página.

5- Lembre-se que o currículo é apenas parte da história

A última maneira simples de dar um upgrade no seu currículo é saber que ele é apenas parte da equação. Pode parecer contraintuitivo, mas isso faz toda a diferença.
O currículo é apenas uma das maneiras pelas quais você poderá conseguir seu próximo emprego. Invista no seu networking, crie um portfólio, pense na imagem que você passa nas mídias sociais, faça conexões no LinkedIn, busque cartas de recomendação.
Tenha uma visão holística sobre o seu currículo, enxergando-o como algo muito maior do que um papel ou um arquivo que você envia para um processo seletivo.
Se você gostou dessas dicas e acha que elas podem ser úteis para alguém, não esqueça de compartilhar este artigo e deixar suas impressões nos comentários!

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão