Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
3 características de todo profissional bem-sucedido
| Foto: Brooke Lark / Unsplash

Ao longo das últimas décadas, tive a oportunidade de conhecer profissionais de alto nível, empreendedores super bem-sucedidos e gestores responsáveis por empresas de centenas de milhões de reais. Sempre busquei me inspirar em pessoas que admiro, buscando padrões que as conectem e tentando inserir essas práticas no meu dia a dia.

Sou o tipo de sujeito que odeia fórmulas e que torce o nariz para listas de passo a passo. Existem milhões de variáveis envolvidas no sucesso (ou não) de uma empresa ou carreira, e tentar reduzi-las a uma determinada fórmula é um reducionismo ingênuo, na minha opinião.

Mesmo assim, quando encaro alguns dos profissionais e empreendedores mais bem-sucedidos que conheço, enxergo neles algumas características em comum. Perceba que todos eles possuem histórias de vida e trajetórias profissionais diferentes, são de indústrias diversas e, muitas vezes, têm visões e modelos de negócios até contrários entre si. Ainda assim, há três pontos em comum:

1) Disciplina

Somos bombardeados por novos estímulos a todo momento e, em um mundo cada vez mais complexo, manter-se disciplinado é difícil. Ouvimos muita gente por aí comentar sobre “trabalho duro”, mas esquecemos algumas coisas nessa equação. O trabalho duro por si só não é o mais relevante.

Profissionais e empreendedores bem-sucedidos sabem que a equação completa envolve trabalho duro, disciplina, pensamento de longo prazo e trabalhar no que realmente importa. Manter-se disciplinado por muito tempo, com a dose correta de motivação e seguindo na direção certa, é desafiador.

2) Otimismo

Eu não conheço um pessimista bem-sucedido. Obviamente, estamos falando de Brasil, onde permanecer otimista é algo quase heróico.

Mas pense comigo: se você acha que as coisas não vão dar certo, é melhor nem tentar, não? Não falo aqui de um otimismo ingênuo ou exagerado, que nos cega diante de decisões complexas. Casos assim são até perigosos, já que podem fazer com que você corra riscos desnecessários e acabe perdendo muito mais do que ganhando.

O otimismo ao qual me refiro é o que mantém você positivo sobre o que está por vir, mas nem por isso menos vigilante sobre os riscos e movimentos rápidos que você e sua empresa precisam encabeçar.

3) Humildade

Por fim, meu elemento preferido desta breve listagem. Os profissionais e empreendedores mais bem-sucedidos que conheço sabem o quão bom são. A humildade está nesse entendimento sobre suas habilidades, entendendo também que sempre irá precisar de pessoas melhores do que você para que você continue seguindo na sua jornada.

Isso tem a ver, principalmente, com aprendizado. Saber no que você é bom dá a confiança necessária para seguir em frente. Mas o que realmente ajuda com os próximos passos não é achar que você sabe de tudo. Quem acha que sabe de tudo está fadado a tropeçar no próprio ego.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]