Thumbnail
Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Algoritmo a seu favor

Como usar as redes sociais a seu favor

26/01/2021 12:34
Chamei atenção para o número de estímulos aos quais somos expostos todos os dias em alguns outros artigos desta coluna. Mensagens de WhatsApp, vídeos no YouTube, e-mails brotando na nossa caixa de entrada e notificações infindáveis de redes sociais. É o que eu costumo chamar de “ruído”.
Assim como eu, é bem provável que você por vezes se sinta sufocado. São tantas informações que chegam ao mesmo tempo, de tantas fontes e formatos diferentes e tratando de uma gama tão imensa de assuntos, que muitas vezes acabamos simplesmente perdendo o foco.
Nos últimos anos, contudo, desenvolvi algumas práticas que têm me ajudado, e muito, a utilizar as mídias sociais a meu favor. Existe ouro escondido por trás de todas aquelas postagens de fofoca ou de exaltação ao ego.
O primeiro ponto é: coloque o algoritmo para trabalhar a seu favor. Os algoritmos de plataformas como Instagram, YouTube e Spotify são alguns dos mais poderosos do mundo. A cada interação que fazemos com conteúdos dentro desses sites, eles aprendem um pouco mais e são capazes de fazer recomendações melhores. Se suas interações são focadas em conteúdos não produtivos, o algoritmo vai aprender a te recomendar cada vez mais e mais conteúdos desse tipo. Assim, acabamos caindo em uma espiral sem fim.
Por outro lado, se você aproveita seu tempo nessas plataformas para seguir pensadores realmente influentes e canais que podem te ajudar a se desenvolver pessoal ou profissionalmente, entrará em uma espiral positiva de conteúdos agregadores.
Outro ponto importante é ter noção do tipo de conteúdo ao qual nos expomos. O Twitter, por exemplo, é uma rede muito mais profunda do que apenas jovens em busca do próximo cancelamento. Se você gosta de startups, pode encontrar por lá alguns dos mais influentes fundadores e investidores do mundo, como Patrick Collison (Stripe) e Paul Graham (Y Combinator), que compartilham lições e insights diários. Está tudo lá, ao alcance de qualquer um.
No YouTube, por outro lado, você pode
aprender sobre praticamente qualquer coisa, precisando apenas ter o tempo
necessário para procurar boas fontes e determinação para seguir em frente nos
estudos quando não há um tutor como guia.
Vivemos em um dos momentos mais especiais da história. Nunca houve tanta informação disponível e isso é, por si só, uma benção e uma maldição. Saber como tirar proveito das mídias sociais para muito além do entretenimento é fundamental para aprender e reter conhecimento nessa nova era.
Obviamente, muitas vezes queremos simplesmente ficar explorando nossos feeds sem nenhum objetivo específico depois de um dia cansativo. É normal e faz parte. Mas, ao mesmo tempo, é um grande desperdício não aproveitarmos todo o grande potencial que a internet e os milhares de criadores de conteúdo espalhados pelo mundo nos trazem. Aprender como utilizar essas plataformas como ativos de conhecimento é uma habilidade subvalorizada, mas muito poderosa. Como você tem utilizado seu tempo nas mídias sociais?

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão