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Mercado de games movimenta bilhões de dólares anualmente

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Mercado de Games

O mercado bilionário – e cheio de oportunidades – ainda ignorado pela maioria

06/07/2021 17:18
O que você diria de uma indústria que possui números como esses: 200 bilhões de dólares em valor de mercado até 2023; bilhões (isso, com “b”) de usuários de todas as faixas etárias e oriundos de todos os países do mundo; um mercado maior do que as indústrias de cinema e música, juntas. Se você ainda não percebeu, estou falando do mercado de jogos.
Boa parte das pessoas com as quais converso não faz a mínima ideia do quão grande e impactante é este mercado. A maioria delas ainda tem na cabeça aquele estereótipo do gamer de décadas atrás: o nerd antissocial que passa o dia trancado no quarto jogando. Esta é uma visão ultrapassada e que só tem feito profissionais e empresas perderem grandes oportunidades.
O mercado de jogos é hoje tão grande quanto diversificado. Existem adultos, crianças, jogadores de PCs, consoles (como o PlayStation) e mobile, jogadores que buscam sempre experiências gratuitas, enquanto outros que estão dispostos a gastar milhares de reais para ter itens exclusivos. Existem jogadores aficionados por títulos específicos e que sabem todas as nuances dos mundos criados pelos desenvolvedores, enquanto outros jogam apenas para passar o tempo.
Mesmo sendo um mercado com números tão impactantes, o mercado de jogos ainda é ignorado por muita gente. Há poucos anos, algumas marcas começaram a olhar melhor para este mundo, mas ainda podemos dizer que existem diversas oportunidades não exploradas. Outro dado que pode chamar sua atenção: estima-se que em agosto de 2020 existiam 3,1 bilhões de pessoas consumindo conteúdos relacionados a jogos, algo como 40% da população mundial.
Além da dimensão contida nos números e oportunidades que já mencionei, esse é um mercado onde não apenas as pessoas jogam, mas também assistem a outras pessoas jogarem. Daí o sucesso estrondoso da categoria de games no YouTube ou de plataformas como a Twitch, onde milhões de pessoas se reúnem para assistir a transmissões ao vivo de jogos de seus criadores de conteúdo preferidos.
Se você ignorou a indústria de jogos até aqui, recomendo que comece a prestar mais atenção a ela. Obviamente esta é uma coluna rápida e existem muitas nuances as quais eu poderia comentar, como os e-sports, por exemplo. Ou então as gigantes globais de jogos mobile que pouca gente conhece, como a russa Playrix ou a brasileira Wildlife. Ou ainda a Roblox, uma plataforma onde qualquer pessoa pode criar seus próprios jogos e que é um sucesso entre o público infantil e pré-adolescente. A Roblox abriu seu capital nos Estados Unidos este ano e que hoje vale quase 50 bilhões de dólares.
Seja como oportunidade de carreira ou de negócio, não pense que jogos são brincadeira de criança. Esta indústria é hoje uma das mais inovadoras e promissoras para esta década.

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