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Ter uma boa comunicação é fundamental para exercer posições de liderança.

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Comunicação

Nunca subestime a habilidade de se comunicar bem

11/08/2020 10:00
Ao longo dos últimos anos, pipocaram listas com diversas habilidades essenciais para o futuro. E uma das que menos vejo estar presente nessas listas — e, se está, não recebe a devida atenção — é a habilidade da comunicação.
Me refiro aqui à comunicação de forma ampla: tanto escrita quanto verbal. Perceba que o número de canais de comunicação, seja para fins profissionais quanto para fins pessoais, aumentou de forma exponencial nos últimos anos. Hoje, além do olho no olho, e-mail e telefone, temos diversas redes sociais e aplicativos de mensagem.
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Saber se comunicar bem é uma
habilidade valorizada desde sempre, mas passa a ser essencial em um mundo que
convive tanto com a tecnologia. Para transmitir ideias, pensamentos e
iniciativas de forma convincente e clara.
Para líderes, essa habilidade é uma exigência, pois tarefas dadas só serão compreendidas e bem executadas se a comunicação for eficiente. Depende dela também a eficácia dos feedbacks e o convencimento para que todos os colaboradores remem em uma mesma direção. A falta de uma comunicação clara, inspiradora e, por que não, acolhedora, é uma das principais razões pelas quais não existe uma sinergia maior entre líderes e seus times.
Mesmo que você não esteja em uma
posição de liderança, saber se comunicar bem pode ser um grande diferencial na
carreira. Para transmitir melhor suas ações, argumentar e questionar de forma
mais convincente e, assim, aprender, com o passar dos anos, a como delegar
tarefas com inteligência.
A primeira dica, simples e útil, para quem quer melhorar a comunicação é ser o mais direto possível. Não estou falando aqui de ser grosseiro ou monossilábico, mas sim na capacidade de focar no que realmente interessa em uma mensagem. Os profissionais que conheço e que conseguem retirar os ruídos de suas comunicações e focar no essencial estão entre os mais brilhantes.
Um segundo ponto de atenção é pensar
sempre em quem está recebendo a mensagem. Temos o hábito de achar que as outras
pessoas têm a mesma cabeça que nós, com o mesmo background, as mesmas referências, o mesmo nível de conhecimento.
Grandes comunicadores sabem que isso não é verdade. E levam em conta o que
querem dizer, mas também como a pessoa que está ouvindo ou lendo irá receber a
informação.
Por fim, uma ferramenta fundamental para uma comunicação melhor é a escuta ativa. Mais importante do que falar sobre tudo, é ouvir atentamente aquilo que está ao redor e, em cima disso, construir suas mensagens e argumentações. Lembre-se sempre: comunicação é uma via de mão dupla. E isso vale tanto para os profissionais de chão de fábrica quanto para presidentes de empresas.

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