Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Recrutador de tecnologia
Recrutador de tecnologia é uma das profissões mais críticas para uma empresa que busca uma transformação digital.| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

Não é novidade para ninguém que profissões diretamente ligadas à tecnologia — como programadores — estão em alta já há algum tempo. O Brasil, inclusive, vive um grande gap na formação desses profissionais, mas meu foco para hoje é outro profissional que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado: o recrutador de tecnologia ou "Tech Recruiter".

A grande diferença entre um recrutador tradicional para um Tech Recruiter tem justamente a ver com a parte tech. Um recrutador de tecnologia não precisa ser, necessariamente, especialista em uma determinada tecnologia, plataforma ou ferramenta, mas precisa ter um conhecimento amplo das principais tecnologias do mercado e como cada uma delas é utilizada nos mais diferentes contextos.

Além disso, é necessário entender o que diferencia um ótimo profissional de profissionais medianos dentro daquela área.

Se esses profissionais estão em alta na atualidade, imagine o crescimento potencial para a próxima década: boa parte dos brasileiros ainda não possui acesso diário à internet e smartphones ainda são considerados artigos de luxo em algumas regiões.

Teremos uma penetração gigantesca de usuários entrando no mundo virtual. Isso irá demandar uma mudança em boa parte das empresas, já que a transformação digital é um caminho sem volta. E a transformação digital requer profissionais de tecnologia.

Se você quiser saber mais sobre essa área, minha sugestão inicial é: insira-se tanto quanto possível no ecossistema de tecnologia.

Este é um mundo com termos próprios e diversas nuances. Estar atento às últimas tendências e saber qual tipo de profissional melhor se encaixa em cada contexto é fundamental.

Ficar de olho na profissão de Tech Recruiter é uma oportunidade incrível para empresas e profissionais.

Por um lado, empresas podem ganhar muito tempo e velocidade ao ter alguém especializado no recrutamento de profissionais de tecnologia.

Por outro lado, os candidatos em potencial a essas vagas são entrevistados e avaliados por gente que conhece melhor os temas que serão discutidos em uma entrevista.

Perceba a conjunção de fatores: mão de obra em falta e milhares de companhias e startups buscando profissionais qualificados. Para ter vantagens competitivas nesse ambiente, é necessário expertise.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]