Thumbnail
Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Menos foco em tecnologia, mais foco em modelos de negócio

30/06/2020 11:00
Inovação não é sobre tecnologia, mas sim sobre pessoas. Gestores ainda tratam "inovação" e "tecnologia" como sinônimos. Essa confusão não é uma surpresa.
Devido à expansão tecnológica que tivemos nas últimas décadas, novas descobertas representaram verdadeiras revoluções. Com todas essas transformações acontecendo em tão pouco tempo, não é estranho que muita gente acabe confundindo as coisas e coloque tecnologias como fim.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
Sabemos, no entanto, que ela é meio. Um meio de transformação. Uma ferramenta a ser utilizada por empreendedores criativos a fim de entregar valor de forma inovadora para usuários.
Quando defendo um foco menor em
tecnologia não falo em diminuir o valor que ela intrinsecamente tem para
iniciativas inovadoras. Me refiro, na verdade, a tratá-la como meio para que
transformações aconteçam.
Perceba, é comum que nos deixemos levar pela empolgação quando falamos sobre inteligência artificial, realidade aumentada, blockchain e assim por diante. Essas tecnologias são, de fato, revolucionárias e sentimos que estamos no meio de algo muito maior. A grande questão é que a inovação não vem das tecnologias per se. O verdadeiro valor está na transformação dos modelos de negócio.
A Netflix, por exemplo, não se tornou
inovadora simplesmente pelas tecnologias que adotou em seu negócio. Todas elas
existiam e já estavam disponíveis. A grande inovação veio a partir do momento
em que a empresa utilizou essas tecnologias para transformar o seu modelo de
negócio.
Considero essa reflexão como uma das
mais poderosas formas de se mudar o tão falado mindset e de se começar a pensar de forma mais inovadora. Como
quase tudo na vida, isso é muito mais fácil falar do que fazer.
A primeira etapa é colocar na cabeça
que inovação e tecnologia não são a mesma coisa. Elas são parte da mesma
equação. A tecnologia é um meio para que a inovação aconteça. Ponto.
A segunda etapa é perceber que a
tecnologia não é o objetivo final. Persegui-la como tal pode fazer com que sua
empresa tente implementar novas tecnologias simplesmente porque parecem
importantes, o que pode acabar gerando prejuízos financeiros. A tecnologia é,
então, um caminho para que a mudança aconteça.
A terceira etapa é encarar a
tecnologia como meio de transformação de modelos de negócio. A pergunta
importante a ser feita é: como as tecnologias já disponíveis podem atualizar o
meu modelo de negócio e como eu posso, a partir disso, entregar mais valor para
meus clientes?
Se a inovação não for sobre pessoas, não há razão de ela acontecer.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão