Thumbnail

Upskilling e Reskilling: um dos grandes desafios da atualidade

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Habilidades dos profissionais

Upskilling e Reskilling: um dos grandes desafios da atualidade

08/02/2022 16:30
Segundo a consultoria Gartner, esta próxima década será a mais disruptiva da história da humanidade. As mudanças virão. E virão rápido. E grandes mudanças como essas sempre trazem grandes oportunidades, mas também muitos desafios.
Um dos maiores desafios tem a ver com a atualização de habilidades dos profissionais e da população em geral. Pense no número de profissões em alta hoje que praticamente não existiam há 15 ou 20 anos. Muitas profissões em alta em 2030 ainda nem existem ou ainda estão em estágios muito incipientes hoje.
Como, então, preparar os atuais e futuros profissionais para essas profissões que ainda nem existem? Quais serão as habilidades fundamentais?
Não existe uma resposta única, mas isso apenas reforça o quanto Upskilling e Reskilling serão ainda mais importantes nos próximos anos. Antes de avançarmos, faz sentido conceituarmos estes termos.
Upskilling se refere ao aprimoramento, ou seja, à melhoria de habilidades já presentes. Reskilling, por outro lado, se refere à requalificação, ou seja, à busca de novas habilidades.
Em um mundo que muda tão rápido, a habilidade de se adaptar e reaprender se torna essencial. Este é um desafio grande para empresas no geral, pois é comum que seus planos de desenvolvimento de profissionais acabem se tornando mais engessados ao longo do tempo.
A situação atual do Brasil traz um vislumbre dos próximos anos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, teremos 260.000 vagas não preenchidas por falta de qualificação até 2024.
Agora, imagine com as grandes inovações que ainda estão para chegar. Este gap se tornará ainda maior. E vejo poucas empresas se preparando para isso.
Não é surpresa que tenhamos tantas novas escolas de negócios surgindo nos últimos anos, em sua maioria, focadas em formar profissionais nas mais diversas áreas, como inovação (AAA Inovação), programação (Trybe), soft skills (Conquer) e muitas outras. Obviamente, este não é um cenário que acontece apenas no Brasil.
Até mesmo países super avançados em termos de tecnologia têm ganhado negócios focados em formar profissionais para determinadas áreas, com escolas como a Reforge, Section4 e Product School, dos Estados Unidos.
Embora alguns países estejam mais avançados que outros, o fenômeno do Upskilling e Reskilling é global e vai acontecer em todas as indústrias e em todos os tipos de carreiras. Se você é dono de empresa ou gerencia profissionais, comece a refletir sobre as mudanças que podem vir nos próximos anos e como você e sua empresa podem se preparar.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão