• Carregando...
Pelo Sul da Nova Zelândia IV
| Foto:
Arquivo pessoal
Queenstown, a cidade adrenalina destino de muitos brasileiros

Sexto dia de estrada e acampamento. Saímos no meio da tarde chuvosa de Dunedin e cerca 5h depois chegamos ao camping do Departamento de Conservação da NZ onde dormimos (esses locais costuma ser baratos e tem uma estrutura básica para acampar). As estradas aqui na NZ não são highways, são estradas simples e estreitas, mas em ótimas condições e o melhor de tudo, praticamente vazias. As distâncias indicadas nos folhetos informativos não são proporcionais ao tempo de estrada por causa disso, pelas estradas e acessos, montanhas, curvas, vales, lagos.

Arquivo pessoal
Paisagem pela estrada até Milford Sound

Normalmente demoramos um pouco mais que o de costume. No entanto, a viagem não é nada cansativa (pelo menos ainda). Quatro ou cinco horas passam voando de tão entretidos que estamos com a paisagem. Sem contar que paramos inúmeras vezes para tirar fotos. Até agora não vimos nem um acidente nem policiais nas estradas. O trânsito que pegamos é sempre de mochileiros, motorhomes e vans como as nossa.

Quanto mais para o sul e mais para a costa oeste, onde estamos agora, mais frio. Eu sabia que a temperatura ia cair, mas não botei fé de quão frio pegaríamos – algo em torno de 5ºC. Não estava mais acostumada ao frio (durante toda nossa viagem até agora, 11 meses, pegamos no máximo 30 dias alternados de frio e não muito intenso), e nem estávamos preparados para isso. Tenho umas três calças de verão, um jeans e um casaco quente que usei só na China.

Arquivo pessoal
Fiordes de Milford Sound, Nova Zelândia

Garoava e o frio pegou. Estávamos no meio de uma floresta e entre algumas vans no meio da escuridão próximas ao banheiro. O banheiro era uma casinha (tipo banheiro ecológico) só que limpa e cheirosa (podem acreditar!) no meio das árvores. Durante o dia sem problemas, mas e para ir ao banheiro durante a noite naquele breu, frio e no meio do mato? Lanterna é imprescindível e mesmo assim deu um certo medo. Até agora o único incômodo que sinto de dormir na van é essa questão do banheiro no meio da noite. Ter que sair do carro, caminhar pelo camping e muitas vezes é no meio da mata, no frio não é nada confortável! Sorte daqueles que não precisam fazer xixi durante a noite. Não é o meu caso. De tanto frio que estava resolvemos esquentar uma água no nosso fogareiro portátil e comer um cup noodles mesmo e dormir. Pra terem uma ideia só conseguir pegar no sono depois de colocar casaco e gorro.

Dia seguinte amanheceu gelado e nublado. Com força saímos da cama para nosso sétimo dia de tour. Estávamos à uma hora mais ou menos de Milford Sound. Chegamos lá perto das 10h e o sol já estava brilhando para nos receber quase que como um milagre! A intenção era fazer um passeio de duas horas por entre os fiordes do Parque Natural, mas como não tínhamos reservado antes, estava lotado desde o dia anterior (reservem antes!).

Arquivo pessoal
Passeio de barco pelos fiordes de Milford Sound

No porto existem cerca de quatro empresas (Real Jouney, Southern Discoveries; Juicy Cruises) que fazem os mesmos passeios, e o que difere é o tamanho do barco, praticamente. Nós acabamos indo no barco da empresa Mitre Peak do horário mais próximo, menor e um pouco mais barato, mas tão bom quanto.

O lugar é lindíssimo, o barco passa pertinho das encostas, das focas que estão tomando sol nas pedras, quase dentro das cachoeiras, chega até o encontro do mar da tasmânia e volta. Existe a opção de passar uma noite no barco percorrendo a região, mas como já havíamos feito isso na China e nosso tempo era curto para tudo que queríamos fazer, optamos pelo passeio de algumas horas.

Arquivo pessoal
Saltar de paragliding foi emocionante. Voar como um pássaro!

Aventura e adrenalina em Queenstown
Pé na estrada de novo e agora o destino é Queenstown, a cidade dos esportes radicais e da aventura. Aqui tem para todos os gostos, Bungy jump de diversas alturas (aliás, o primeiro do mundo surgiu aqui), paragliding, skydive, jet boat, mountain bike, rafting e no inverno ski e snowboard… não chegamos preparados e nem com vontade de fazer nada específico e sim conhecer a cidade e as aventuras para ver se algo nos atraía (eu sou até bem conservadora e não sou muito de muita adrenalina). Os preços também são beeem salgados (como tudo aqui). Qualquer coisa é 50 dólares, como se fossem 5. Em se tratando desses esportes radicais então, 200 é troco. Dia seguinte, descansados, relaxados e com previsão de ficarmos finalmente duas noites no mesmo lugar, saímos para caminhar pela cidade, sem compromisso.

Arquivo pessoal
O Seba voou também pela primeira vez e ainda deu cambalhotas no ar! Eu fiquei fora dessa!

Nossa primeira e principal parada foi o Skyline do Bob’s Peak, um pico com uma vista fenomenal da cidade. Subimos de gôndola e já lá em cima a adrenalina corria solta. Muita gente subindo com as bicicletas pra descer fazendo mountain bike, um local para descer de Luge, um carrinho sem motor que vai no embalo da gravidade e você controla no guidom, um dos vários bungy jumps está ali também e o paragliding.

Qual foi a minha surpresa quando ao chegar lá em cima e ver aquela cidade maravilhosa cercada pelo Lake Wakatipu, rodeada de montanhas inclusive as chamadas “remarkables” e senti uma súbita vontade de voar de paragliding? Nunca imaginei que pudesse sentir essa vontade e quando ela bateu, não pensei duas vezes! Vamos, rápido, antes que me arrependa. Era a hora de experimentar esse tipo de adrenalina. Rapinho, sem pensar muito, arrumamos tudo, conversamos com o instrutor e cerca de 15 minutos depois estava correndo para o salto mais arriscado da minha vida! Voar de uma montanha a mais ou menos 2000 pés! Foi minha primeira e única loucura desse estilo até agora.

Arquivo pessoal
Preparando-nos para o salto da vida! Sensacional!

A sensação é de liberdade plena, voar como um pássaro, sensacional. É uma mistura de medo com êxtase e adrenalina que no fim resulta num sorriso de orelha a orelha por algumas horas e uma pequena vontade de quero mais! Acho que gostei mesmo! Valeu demais.

Passada um pouco a adrenalina do momento andamos de luge, que já não tinha a mesma graça depois de voar e saímos para caminhar na cidade e descobrir onde eram os outros esportes radicais. Muitos são fora da cidade e as empresas providenciam o transporte.

Deixo aqui os links com algumas opções de atividades na cidade, ou perto dela. Para todos os gostosos, tanto os mais tradicionais como radicais.

Arquivo pessoal
Um dos diversos Bungy jumps da cidade! Esse nós passamos também! Só olhar já valeu.

AJ Hackett Bungy: saltos de 43 m, 134m, 47m

Balloon Flights

Ziptrek

Speed Boat

Horse Riding – Tour pelas paisagens do Senhor dos Anéis na região de Glenorchy

Lord of The Rings Scenic Tour

Canyon Swing – várias maneiras de pular com 109 m de altura, 60 m de queda livre, 200 m de swing…

Para muitas dessas aventuras existe a opção de fazer o combo, um pacote mais barato.

Arquivo pessoal
Milford Sound, NZ
Arquivo pessoal
Milford Sound, NZ
Arquivo pessoal
Milford Sound, NZ
Arquivo pessoal
Focas em Milford Sound, NZ
Arquivo pessoal
Queenstown, NZ
Arquivo pessoal
Esportes radicais é em Queenstown, NZ
Arquivo pessoal
Mountain Bike em Queenstown, NZ
Arquivo pessoal
Luge, em Queenstown, NZ
Arquivo pessoal
Esse é o famoso Kiwi, pássaro nativo que deu o apelido aos neozolandeses – os kiwis.
Arquivo pessoal
Como um pássaro!
Arquivo pessoal
Já diria o Zeca Pagodinho: Eu vou por aí. Vou em cima do chão, debaixo do céu, qualquer lugar pra mim tá “bão”!

********************

Nosso próximo destino: Fox Glacier, Hokitika, Greymouth e Kaikoura!

Venha com a gente nessa viagem: raphaeseba@gmail.com e acesse Facebook

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]