• Carregando...
Pelo Sul, rumo ao norte da nova Zelândia!
| Foto:
Arquivo pessoal
A indústria do vinho em Marlborough gera mais de 650 U$ milhões – 82 U$ milhões só na região

11º dia. Já ando sonhando com uma caminha de verdade, ainda mais depois de tanta adrenalina de baleias e golfinhos no mesmo dia! Nosso próximo destino é Blenheim, na famosa região vinícola de Marlborough, super premiada pelos vinhos Sauvignon Blanc. A paisagem na estrada é de cinema, sempre, mas já bem diferente do resto do sul da ilha, pois agora já estamos a caminho do norte, na costa leste. As fazendas de ovelhas e bois já aparecem novamente, a vegetação não é mais tão seca, e as montanhas já são menores, além dos inúmeros e imensos parreirais que tomam os campos.

Arquivo pessoal
65% da produção total de vinho da Nova Zelândia acontece aqui na região de Marlborough

A cidade de Blenheim é o polo central da região com uma rota de mais de 50 vinícolas a percorrer. A região de Marlborough é a maior da NZ em plantações de uva e 80% da produção de vinho do país acontece aqui. São cerca de 140 vinícolas, 540 parreirais em 17 mil hectares. Os principais vinhos são Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir, Pinot Gris e Riesling que são exportados para 70 países.

Alugamos uma bicicleta no camping com bolsas próprias para carregar vinhos e partimos. O sol brilhava e o vento estava tão forte que quase me arrependi de ter deixado o carro no hotel. O nosso tour virou mais uma maratona do que um passeio.

Arquivo pessoal
O passeio de bike pelas vinícolas vale apena, mas repare antes nas condições do tempo e principalmente o vento

De qualquer forma, depois de muitas calorias a menos, algum cansaço e muitas degustações, valeu a pena passar pelas quatro vinícolas (Rock Ferry, Hunter’s, Allan Scott e Cloudy Bay) que percorremos em cerca de 20km. A maioria delas oferece degustação sem cobrar nada, as maiores cobram entre 5 e 10 NZD e abatem o valor caso você compre algum vinho. Quem estiver pela região em fevereiro vai poder conferir o Festival do Vinho, evento que acontece anualmente.

Arquivo pessoal
Ferry para ilha norte da NZ

Ferry
De lá entramos na estrada rumo a Picton, cidade portuária onde pegamos o ferry para cruzar para a ilha norte chegando a Wellington, capital da Nova Zelândia. Existem duas grandes empresas que fazem a rota de e para a ilha norte em 3h30, a Interislander e a Blue Bridge. Escolhemos a Blue Bridge porque tínhamos desconto e mesmo assim foi carinho, como uma passagem de avião.

Arquivo pessoal

12º dia. Quase toda cidade que escolhemos ficar é por algum bom motivo, não aleatoriamente. Em Wellington, apesar de ser a capital da NZ, não tem muita coisa pra fazer e não achamos tão interessante assim, mas ficamos porque fomos conhecer a Weta Cave, em Miramar (cidadezinha ao lado), produtor de Peter Jackson diretor da Trilogia Senhor dos Anéis e agora Hobbit. A Nova Zelândia foi usada quase que inteira como cenário para os filmes, incluindo Wellington e arredores e os efeitos especiais e demais produções foram feitas ali, numa casinha simples que foi crescendo e hoje movimenta bilhões no país.

Arquivo pessoal
Museu do cinema na Weta Cave, em Wellington

Existem tours guiados que te levam para as locações ao redor e também para a produtora onde fica um pequeno museu com objetos utilizados nos filmes produzidos e customizados por eles (King Kong, Avatar, District). Não se paga nada para entrar, apenas 20 NZD para um tour pela sala de workshop ver como é o processo de criação e construção de protótipos de armas, personagens, carros etc. Vale a pena! Fiquei louca pra comprar um livro bacana que mostra todas as locações usadas nos filmes do Senhor dos Anéis, detalhando a região do país e o personagem. Não comprei porque já tínhamos andando por toda ilha sul, mas quem estiver começado e quiser detalhes, é um bom guia ilustrado.

Arquivo pessoal
Os pés de Bilbo, filme The Hobbit

Arquivo pessoal
Produtora Weta Cave, NZ
Arquivo pessoal
Estátua do Golum, Weta Cave
Arquivo pessoal
Blenheim, NZ
Arquivo pessoal
Parreirais em Blenheim, Marlborough
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

********************
Nosso próximo destino: subida ao vulcão Tongariro

Venha com a gente nessa viagem: raphaeseba@gmail.com e acesse Facebook

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]