• Carregando...
Foto que tirei na cozinha do incrível restaurante Eleven em Nova York. Grandes ou pequenos restaurantes, estão todos sofrendo os efeitos da pandemia
Foto que tirei na cozinha do incrível restaurante Eleven em Nova York. Grandes ou pequenos restaurantes, estão todos sofrendo os efeitos da pandemia| Foto:

Muitos planos adiados e muitas incertezas. Isso é o que sabemos. Alguns com certezas que assustam, causam espanto e revolta. Podíamos esperar uma guerra nascida no terrorismo, mas ainda assim longe de nós. Ou catástrofes climáticas, nada parecido com o que veio.

Foi como se uma nuvem pesada sobre nós fosse caindo aos poucos espalhando perplexidade, medo, pânico. Ela segue avançando sem sabermos como ou quando vai abrir o horizonte limpo novamente. Dizemos que vai passar e queremos acreditar que vai, mas não sabemos. A China começa a voltar ao normal, foram 50 dias lá.

A cabeça não para de girar e é quase impossível escrever. Precisamos fazer alguma coisa e vamos tomando decisões aos poucos. Escutar os donos de restaurantes e pequenos produtores, comerciantes, cozinheiros visivelmente transtornados é muito difícil. Peço comida em casa, me organizo para ajudar quem precisa, divulgo, publico receitas fáceis e o sentimento de impotência é enorme.

Associações lançam medidas de apoio como a criação de canais de atendimento e plataformas de vendas on-line #restoenssemble ou #restaurantesunidos. Em São Paulo, foi lançado o vale-presente. Está no gggbrasil.org e é uma iniciativa da jornalista Alê Forbes e do site.

Movimento GGG. Vários restaurantes já estão cadastrados. Chefs daqui começam a se organizar. Para comprar é só baixar o Start Pay. E todos poderão ajudar os seus restaurantes favoritos.

Os mais renomados economistas falam em renegociação de dívidas, apoio para empresas, rede de proteção social com a capacidade do Tesouro de emitir moeda, linhas de crédito com juros zero, renda básica emergencial. Eles dizem que o aumento do gasto público é possível quando o momento é de calamidade, como agora.

Chefs e donos de restaurantes esperam o posicionamento do governo em todas as esferas. Abrasel ajuda a cobrar. Governadores também cobram medidas na área econômica.

Nesta semana, a imagem de um casal à noite na esquina na minha rua sendo convocado pelo alto-falante do carro da polícia para voltar para casa fez rebobinar um filme de ficção científica. Infelizmente, é a realidade que não imaginávamos enfrentar. Como disse um governador, "podemos acertar e errar. Só não podemos minimizar problemas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]