Thumbnail

Vencedora do BBB 21 tem lições de liderança para dar

Isa Quartarolli

Opinião

5 lições de liderança para aprender com Juliette, campeã do BBB 21

06/05/2021 18:27
Ela conquistou o coração de muitos brasileiros, foi uma das grandes protagonistas do maior reality show da Rede Globo e se tornou um fenômeno na internet graças a sua superequipe de social media.
Juliette é a "líder protagonista" da sua própria vida e, com muita autenticidade, fez uma trajetória bonita durante o Big Brother Brasil 2021 e levou pra casa R$ 1,5 milhão como prêmio.
Liderança não é apenas um cargo, é atitude. Inúmeras vezes Juliette se mostrou uma ótima líder e, em sua homenagem, compartilho cinco lições de liderança para você aprender com a mais nova campeã do BBB 2021.

1 - Líder protagonista

Liderança protagonista é assumir que você é a principal agente de transformação das mudanças, que vai se responsabilizar por suas atitudes, se empoderar da sua capacidade de escolha e tomar as rédeas da sua vida sem medo de ser quem você é.
Juliette chegou sabendo muito bem aonde queria chegar: na final. Ela se permitiu ser vulnerável, mostrou sua humanidade e se tornou um dos grandes destaques do reality.

2 - Autenticidade

A liderança autêntica tem como base quatro pilares:
  • Autoconhecimento;
  • "Processamento equilibrado", que é quando a pessoa aceita feedbacks positivos e negativos e toma decisões de maneira aberta e equilibrada;
  • Transparência, quando compartilha pensamentos e emoções sem filtros;
  • Perspectiva Moral Interna, que garante padrões éticos em suas ações.

3 - Comunicação

Bons líderes geralmente são bons comunicadores. Contudo, não basta apenas ter a habilidade de um bom orador, é necessário ser assertivo e estratégico na hora de expor as suas ideias.
Juliette soube lidar com diversos conflitos no programa, se
posicionando assertivamente e mantendo uma boa comunicação durante brigas e
conversas difíceis. Sempre falava na lata e não tinha medo de contrariar os
seus colegas de confinamento.
Além disso, somando as estratégias de comunicação digital da
sua superequipe de social media, Juliette manteve uma boa comunicação do começo
ao fim em suas redes sociais. Ela também foi mestre aparecendo na TV, cativando
real público que decide quem fica ou sai do programa.

4 - Escuta ativa

Escuta ativa é uma ferramenta de comunicação que está dentro do conceito de comunicação generosa. Quando uma pessoa se coloca para conversar com outra, ela deve estar atenta e demonstrar interesse na fala do seu interlocutor.
Um bom líder precisa saber escutar. Juliette fala bastante,
mas demonstra uma ótima escuta ativa e, com isso, deu conselhos durante para
seus colegas e amigos de confinamento.

5 - Representatividade

A representatividade feminina importa, sim! Entender a importância do poder da voz da mulher em rede nacional é extremamente relevante. Juliette protagonizou discussões de temas considerados tabus no horário nobre na TV aberta. Alguns exemplos foram xenofobia, gaslighting (estratégia silenciosa de manipulação, feita com a intenção de desestabilizar e/ou descredibilizar a vítima).
Juliette é arretada. Além de representar as mulheres na maior emissora da TV aberta brasileira, trouxe representatividade e mostrou a força das mulheres nordestinas e a cultura da sua região para o Brasil inteiro. Como sempre falo: liderança não é apenas um status no seu LinkedIn.
Uma boa líder, antes de mais nada, precisa ser a líder da sua própria vida, assumindo o protagonismo da sua história. Juliette fez tudo isso durante sua jornada no programa, e com isso garantiu não apenas o prêmio de R$ 1,5 milhão, mas o carinho e admiração do público brasileiro.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão