• Carregando...
Pesquisa Genial Quaest aponta índices do governo Romeu Zema (Novo).
Pesquisa Genial Quaest aponta índices de aprovação e desaprovação do governo Romeu Zema (Novo).| Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O governo de Romeu Zema (Novo) em Minas Gerais é aprovado por 62% da população do estado, aponta pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (11). Outros 31% desaprovam a gestão estadual, enquanto 7% das pessoas questionadas não souberam ou não opinaram.

A pesquisa Genial/Quaest foi feita por meio de entrevistas presenciais entre os dias 4 e 7 de abril, com 1.506 pessoas no estado de Minas Gerais. O nível de confiança é de 95%. Para 41% dos entrevistados na pesquisa, a avaliação do governo Zema é positiva. Outros 34% o consideram regular e 18% negativa (7% não souberam ou não opinaram).

Pesquisa Genial Quaest
Levantamento aponta satisfação com governo Zema em Minas| Pesquisa Genial Quaest

Educação é a área mais bem avaliada no governo Zema

A Genial/Quaest também analisou o desempenho da gestão estadual por áreas de desenvolvimento. Entre elas, em Minas Gerais a que recebeu o melhor aval foi a de educação, vista como positiva por 51% dos mineiros. Por outro lado, as áreas da infraestrutura e mobilidade e do transporte público foram as que receberam mais avaliações negativas em Minas Gerais: 29%.

Pesquisa Genial Quaest
Educação é a área mais bem avaliada no governo Zema. | Pesquisa Genial Quaest

Os entrevistados também consideraram que, na comparação com outros estados, Minas Gerais está: melhor para 58% dos entrevistados e pior para 26% (15% não sabem ou não responderam). Para 36%, o estado “está melhorando”, enquanto outros 43% opinaram que está igual e 19% que está piorando (2% não souberam ou não responderam).

Do total, 33% ainda responderam que têm ouvido mais notícias positivas sobre o governo estadual. Para 25% das pessoas ouvidas na pesquisa, há mais notícias negativas sobre a gestão de Romeu Zema - 39% não tem visto notícias e 4% não responderam ou não opinaram.

Pesquisa Genial Quaest
Maioria dos mineiros diz que situação do estado está melhor em comparação com outros. | Pesquisa Genial Quaest

Governo Lula é negativo para 35% dos mineiros

A Genial/Quaest também havia perguntado a avaliação sobre o governo Lula (PT), no mês de março. Para 35% da população de Minas, o governo petista é negativo, enquanto para 30% é regular e para 34% é positivo. Do total, 47% desaprovam a gestão federal e 52% a aprovam (1% não souberam ou não opinaram).

No país, o governo Lula é visto como negativo para 34% das pessoas entrevistadas, como regular para 28% e como positivo para 35%. Pelo levantamento da Genial/Quaest, 51% dos brasileiros aprovam a gestão Lula e 46% a desaprovam (3% não souberam ou não opinaram).

Pesquisa Genial Quaest
Governo Lula é negativo para 35% dos mineiros.| Pesquisa Genial Quaest

Economia do país piorou, na avaliação dos moradores de Minas Gerais

Na pergunta sobre a economia do Brasil, 45% dos mineiros opinaram que o desempenho no setor piorou, enquanto para 28% ficou igual e para 23%, melhorou. Na economia estadual a análise para 44% é que está igual. Outros 22% acreditam que a economia de Minas Gerais melhorou e 30% que piorou.

Sobre a situação financeira pessoal, 41% dos mineiros avaliam que está igual, enquanto 34% dizem que piorou e 24% que melhorou.

Pesquisa Genial Quaest
Mineiros avaliam economia do país. | Pesquisa Genial Quaest

Por fim, a pesquisa mostrou que 36% dos entrevistados de Minas Gerais se informam sobre política pela TV; 30% pelas redes sociais; 11% por sites, blogs e portais de notícias; 8% com amigos, familiares ou conhecidos; 3% por WhatsApp e Telegram; 4% pelo rádio; 2% em jornais impressos, sendo que 6% responderam que “não se informam sobre política”.

Pesquisa Genial Quaest
Onde os mineiros se informam sobre política. | Pesquisa Genial Quaest
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]