Como escolher um local para o seu consultório médico? Conheça os pontos mais importantes
| Foto:
  • Por GT Building
  • 01/09/2021 12:19

Escolher o melhor local para montar um consultório médico próprio é um grande desafio para qualquer profissional da área da saúde.

Atender em um espaço adequado e confortável é uma ótima maneira de investir na carreira tanto para quem tem anos de experiência quanto para os recém-formados. Além de tudo, é um jeito eficiente de fidelizar clientes.

A escolha do local perfeito envolve questões estruturais, administrativas e burocráticas. Nenhuma decisão, portanto, pode ser tomada sem estudo e reflexão. Fique por aqui e conheça dicas importantes que vão te ajudar no processo.

Com quais elementos você deve se preocupar?

Primeiro, é preciso avaliar a localização do empreendimento com muito cuidado. Por ser quase uma certeza de retorno financeiro, um consultório bem localizado e de fácil acesso deve ser sempre a prioridade. Também vale a pena verificar se existem hospitais e centros comerciais por perto. No geral, os pacientes levam em conta, antes de tudo, questões como distância e disponibilidade de estacionamento.

Empreendimentos de alto padrão em Curitiba? Confira o portfólio completo da GT Building.

Depois, separe um tempo para colocar todas as necessidades no papel. Que tipo de estrutura você precisa para trabalhar de forma segura e oferecer um bom atendimento? Dependendo do campo de atuação, nem sempre maior quer dizer melhor. Aposte em um espaço com comodidade que esteja dentro da sua condição financeira.

Se você acha que o negócio tem potencial de crescimento rápido, vale escolher um ambiente mais espaçoso ou que ofereça a possibilidade de ampliação. Depois de estabelecido, realizar uma mudança para outro local pode significar um investimento altíssimo e desnecessário.

Também é imprescindível pensar em burocracia. Como qualquer espaço de saúde só pode funcionar com aprovação pública, atente para o cumprimento de todas as normas da vigilância sanitária.

O alvará de funcionamento só pode ser obtido, por exemplo, se o imóvel contemplar os quesitos da Resolução RDC 50 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A regra dispõe um regulamento técnico para planejamento, programação e elaboração de projetos em estabelecimentos de saúde. Normalmente, caso você compre uma sala comum em prédios comerciais, a adaptação estrutural precisa ser feita por conta própria.

Pensando nesses problemas, a GT Building, incorporadora paranaense, idealizou o Human Batel, empreendimento de alto padrão totalmente voltado para o campo da saúde.

Human Batel: inovação e praticidade para o seu consultório médico

Ao contrário de um imóvel comercial simples, o Human Batel foi concebido para ser um centro médico integrado. Isso quer dizer que toda a estrutura contém as adaptações cobradas pelo Ministério da Saúde, facilitando qualquer tipo de processo administrativo.

A participação das empresas BIOENG e MR3 Assessoria, por sua vez, garantiu um projeto arquitetônico capaz de satisfazer com qualidade todos os critérios. Além disso, a consultoria desenvolveu uma gestão personalizada que funciona de forma integrada, tecnológica e inteligente. Todos os consultórios, por exemplo, terão acesso ao software de gestão hospitalar Philips Tasy, baseado em sistemas de informação de big data.

O imóvel, com previsão de conclusão em até três anos, terá nove andares e 118 unidades, com tamanhos que variam entre 22 e 37m². “Muitos fluxos e processos comuns a todas as áreas da saúde, como medicina, nutrição, fisioterapia e psicologia, já virão embarcados no empreendimento, possibilitando comodidade e tempo aos profissionais”, destaca Márcia Rangel, gestora de saúde da MR3.

Ela explica que o conceito de centro médico conta com um mix de especialidades que promove sinergia entre os serviços. “Os usuários encontram várias opções de assistência em um único local, evitando deslocamentos que muitas vezes dificultam a linha de cuidado”, completa.

Por outro lado, Bruno Pardo, gerente comercial da GT Building, ressalta a importância de um gerenciamento meticuloso de todas essas atividades. “Ao contrário de um prédio comercial, que tem a figura de um síndico, o Human tem a gestão voltada para o atendimento de um grande volume de pessoas, com controle total de consultas e do tráfego interno”, afirma.

O empreendimento fica localizado no Batel, um bairro nobre de Curitiba conhecido como polo comercial e de negócios, com hospitais de referência e terminais de transporte público por perto. Clique aqui e entrar em contato com a equipe da GT Building.