CFO E DIRETOR DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES DA BBM É O VENCEDOR DO “OSCAR DAS FINANÇAS” 2021
| Foto: Divulgação
  • Por IBEF-PR
  • 18/10/2021 17:59

Marco Modesti é um profissional de finanças com mais de 20 anos de experiência que transformou o projeto de crescimento da BBM Logística em um case de sucesso.  Graças ao seu empenho, e com o apoio da equipe, ele conseguiu conquistar estabilidade e recursos para uma melhora impactante nos resultados da empresa.

À frente do setor financeiro de um dos maiores operadores logísticos do Mercosul, Marco Modesti conseguiu renegociar e alongar dívidas, estabilizando as finanças da BBM Logística.  A implementação da cultura de resultados em todos os níveis da empresa melhorou a margem EBITDA de 10% para 12%.  Hoje a empresa está preparada para uma eventual abertura de capital. Mas mesmo que isso não ocorra, a saúde financeira permite à BBM realizar pelo menos mais 2 aquisições, sem comprometer seus índices de alavancagem.

Foram esses resultados, somados a todo o cenário mundial que Marco Modesti conquistou o “Oscar das Finanças” 2021. De acordo com ele, o Prêmio Equilibrista representa um enorme reconhecimento por todos os anos de trabalho na área financeira. “O meu maior objetivo quando assumi esse projeto na BBM foi o de deixar um legado, e sem dúvida o Prêmio Equilibrista é uma marca que vai ficar para sempre na minha história”, declarou o CFO e diretor de relações com investidores da BBM Logística.

Exemplos de superação

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas no período de pandemia e a situação econômica ainda bastante delicada no país em 2021, colaboradores e empresas não mediram esforços para desempenharem suas melhores versões. Foi com trabalho árduo e muito bem planejado que profissionais se destacaram com ações especiais e deram um verdadeiro show nos seus segmentos quando o assunto foi reinventar e ousar nas estratégias para atingir resultados de altíssimo nível.

Um dos profissionais premiados na categoria Destaque em Finanças do prêmio Equilibrista, Valerí Sberse, diretor Financeiro na Guararapes Painéis, conseguiu o feito de passar a pandemia do COVID-19 sem precisar utilizar os incentivos governamentais, sem promover redução de quadro de funcionários e também sem parada ou redução da produção, incrementando ainda seu fluxo financeiro e seu orçamento estipulado para 2021. “Na minha visão é um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo da minha jornada, mas, especialmente, pela alegria e por transpirar essa consciência do dever cumprido com todos os players e, de uma maneira geral, com a sociedade envolvida direta e indiretamente, nessa conquista que é fruto do trabalho desenvolvido”, revelou.

O diretor financeiro do Banco PACCAR S.A, Anderson Haiducki, também premiado na categoria Destaque em Finanças, não só superou a crise, como implantou um banco em plena pandemia e obteve lucro na operação.  O banco PACCAR foi implementado para suportar o crescimento da DAF Caminhões no Brasil, e em 2020 teve lucro de 6 milhões e resultado similar em 2021. Já no primeiro ano de operação, o banco teve ROI positivo em 1,2% e inadimplência abaixo de 1%. Análises rápidas e precisas, suporte na tomada de decisões além de rigoroso controle de custos e gestão do funding, contribuíram para que a empresa atingisse o lucro líquido e um excelente market share.

Novos talentos

Segundo o presidente do IBEF-PR, Ricardo Pereira, esse foi um ano desafiador que colocou os profissionais frente a frente com grandes obstáculos.  “Tivemos um ano difícil no que diz respeito à economia, difícil para todos os profissionais, mas com cases que trouxeram pessoas brilhantes e que realmente fizeram a diferença com seus trabalhos e estratégias. O destaque que estes profissionais e suas empresas ganharam nos seus segmentos, não é à toa, pois desempenharam um trabalho fantástico e de altíssimo nível que orgulha muito o setor de finanças”, comenta.

Foi o caso da coordenadora de crédito da Lar Cooperativa, Carla Daniela Eisele, que venceu a categoria Revelação do Prêmio Equilibrista. Com ações de capacitação, workshops, criação de comitês e reestruturação do sistema de análise de crédito, Carla conseguiu resultados relevantes, como a diminuição da inadimplência e a disseminação da cultura do crédito em campo nas unidades de negócios da cooperativa com o total envolvimento da área técnica no processo.  “Ser uma revelação em finanças é um reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo dos anos e uma possibilidade de representar as mulheres do agro e o cooperativismo paranaense”, revelou Carla.

Prêmio Equilibrista IBEF - PR

E é com o objetivo de reconhecer esses talentos do mundo financeiro que o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF-PR apresenta, nesta quinta-feira, 21 de outubro, os vencedores do Prêmio Equilibrista e Revelação em Finanças 2021.

A escolha dos cases se deu a partir da votação realizada pelos associados do IBEF-PR. A consolidação dos votos foi realizada pela PwC Brasil, trazendo transparência e imparcialidade ao processo.

Entrega dos prêmios

A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 21 de outubro, às 19h, e conta com uma estrutura especial montada em estúdio e recebe os profissionais premiados no Grand Mercure Curitiba Rayon. O evento será transmitido ao vivo, pelo Youtube, para todo o país.

Prêmio Equilibrista 2021

Data: 21/10/2021
Horário: Às 19h
Transmissão ao vivo pelo YouTube
Mais informações: https://www.ibefpr.com.br/

Sobre o IBEF PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Lideranças, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

Acompanhe o IBEF através do site e de suas redes sociais, participe dos eventos e encontros e saiba como fazer parte dessa comunidade.