A primeira Conferência Internacional da Liberdade acontece em São Paulo, no dia 3 de junho.
A primeira Conferência Internacional da Liberdade acontece em São Paulo, no dia 3 de junho.| Foto: Shutterstock
  • Por Instituto Liberal
  • 25/05/2022 14:46

O quanto você preza sua liberdade individual? O quanto esta liberdade está ameaçada em nosso país? Para refletir e debater sobre esses temas, acontece a I Conferência Internacional da Liberdade, no dia 3 de junho, das 9h às 19h, em São Paulo, no WTC Hotel.

A Conferência é uma iniciativa do Instituto Liberal e das principais organizações fundadas no Brasil para promover as ideias liberais, integrantes da Rede Liberdade.

Os convidados dividirão com o público suas reflexões sobre temas muito importantes e atuais, como os desafios que a agenda liberal encontra no país, os riscos à liberdade provenientes do Poder Judiciário, a liberdade de expressão e as vantagens da economia de mercado para a sociedade.


“O propósito da conferência é aglutinar os ativistas e interessados na causa da liberdade individual para refletir sobre suas perspectivas e desafios no cenário contemporâneo, especialmente na América Latina”, explica Lucas Berlanza, presidente do Instituto Liberal e um dos organizadores do evento.

Palestrantes internacionais

A Conferência promoverá um dia intenso de debates com lideranças nacionais e internacionais.

Destaque para Mauricio Macri, ex-presidente da Argentina, Michel Temer, ex-presidente do Brasil, Ives Gandra Filho, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, e o historiador alemão Rainer Zitelmann, que fará palestra sobre o tema “Capitalismo não é o problema, é a solução”.

“A liberdade nunca está totalmente garantida e, se ela continua multiplicando as vantagens que oferece, também seus adversários persistem a ameaçá-la, sobretudo em nossa região. Será sempre necessário que instituições dedicadas a refletir sobre esse valor tão precioso fomentem debates e conferências a respeito”, diz Berlanza.

Os ingressos da Conferência variam entre R$ 100 e R$ 500. Clique aqui para realizar a compra on-line.

Programação

  • 09h – Abertura
    Salim Mattar (Presidente do conselho do Instituto Liberal)
  • 09h30 – Desafios da liberdade na América Latina
    1ª apresentação – Mauricio Macri (ex-presidente da Argentina)
    2ª apresentação – Michel Temer (ex-presidente do Brasil)
  • 11h30 – O judiciário e os riscos para a liberdade
    Ives Gandra Filho (Ministro do Tribunal Superior do Trabalho), Modesto Carvalhosa (jurista), Thaméa Danelon (procuradora) e como mediadora a juíza Ludmila Lins Grilo.
  • 14h30 – Liberdade de expressão
    Fernando Schüler (cientista político), J. R. Guzzo (jornalista), Leandro Narloch (jornalista) e na mediação do debate, Helio Beltrão (Instituto Mises).
  • 16h – Liberdades individuais em risco
    Tom Palmer (doutor em Ciências Políticas, Estados Unidos)
  • 17h – Perspectivas da liberdade na América Latina
    Axel Kaiser (cientista político, Chile), Gloria Alvarez (cientista política, Guatemala), Roberto Rachewsky (articulista, Brasil) e a socióloga brasileira Marize Shons como mediadora.
  • 18h30 – Capitalismo não é o problema, é a solução
    Rainer Zitelmann (historiador, Alemanha)
  • 19h - Encerramento
    Lucas Berlanza (Presidente do Instituto Liberal)

Acesse aqui a página oficial da I Conferência Internacional da Liberdade.