Formulário da pesquisa é respondido online e participação garante benefícios
Formulário da pesquisa é respondido online e participação garante benefícios| Foto: Davi Bortolossi
  • Por Sistema Fiep
  • 14/11/2023 18:46

Empresários da indústria paranaense têm até 4 de dezembro para participar da 28ª Sondagem Industrial. A pesquisa, realizada anualmente pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), avalia o panorama do setor e as expectativas e intenções dos empresários para o próximo ano.

O levantamento tem cerca de 20 perguntas, que em alguns casos se desdobram em questões complementares, e o respondente leva poucos minutos para finalizar sua participação. O estudo traz informações de situações vivenciadas pelas empresas ao longo de 2023 e antecipa perspectivas, por exemplo, em relação à empregabilidade, atividade de comércio exterior, investimentos, lançamento de produtos, aposta em novos projetos e mercados e mudanças em processos para o ano que vem.

Definição de estratégias

Realizada desde 1995, a Sondagem Industrial é a principal pesquisa aplicada pela Fiep para compreender as estratégias e expectativas dos industriais paranaenses. Com base nas prioridades e dificuldades apontadas pelos gestores das empresas, a entidade consegue adequar seu planejamento estratégico na defesa dos interesses da indústria e promover ações que gerem resultados mais efetivos para o setor.

Ou seja, o levantamento é um termômetro para que a Federação possa definir formas de apoiar os diferentes segmentos industriais em estratégias mais assertivas em 2024. E, buscando participação maciça dos empresários da indústria, a pesquisa pretende, além de apresentar resultados consolidados no âmbito estadual, permitir também uma visão sobre as perspectivas das diferentes regiões do Paraná.

Benefícios

Respondendo o questionário até 4 de dezembro, os empresários terão acesso posterior aos resultados para que possam analisar como deve se comportar o setor no próximo ano. Também podem acessar um BI (Business Intelligence) de salários da indústria. Trata-se de um estudo online com os salários de todos os CBO’s registrados na indústria paranaense, comparados com a média nacional, baseados nos dados oficiais da RAIS e do Caged.

A participação na Sondagem Industrial é gratuita e a Fiep segue as orientações de confidencialidade, de acordo com o que prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que garante sigilo sobre as informações prestadas pelos participantes.

A pesquisa está disponível no site sondagemindustrial.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sondagemindustrial@sistemafiep.org.br.