Levantamento feito pela Paraná Pesquisas mostra que 62,5% da população diminuiu a frequência de uso de carros ou motos particulares pelo aumento no preço dos combustíveis.
Levantamento feito pela Paraná Pesquisas mostra que 62,5% da população diminuiu a frequência de uso de carros ou motos particulares pelo aumento no preço dos combustíveis.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A alta nos preços dos combustíveis fez com que 62,5% da população diminuísse a frequência de uso de carros ou motos, segundo o levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (18). Não diminuíram a frequência de utilização de veículos particulares 37,5%. Nos últimos 12 meses, por exemplo, o valor da gasolina subiu 39%.

Tanto o Congresso, quanto o Palácio do Planalto buscam alternativas para tentar frear a disparada dos combustíveis. A Câmara aprovou o projeto que pretende alterar a forma como o ICMS é calculado, para que passe a ser cobrado na forma de um valor fixo por litro de gasolina, etanol e diesel, reajustado apenas uma vez por ano.

A Paraná Pesquisas entrevistou por telefone 2.300 pessoas com 16 anos ou mais, em 208 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal. O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 15 de outubro de 2021. O grau de confiança é de 95%. A margem de erro é de aproximadamente 2%.