Recuperação de reservatórios
Reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho é um dos incluídos no plano de contingência.| Foto: Divulgação/Companhia Hidrelétrica do São Francisco

A diretoria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) aprovou nesta segunda-feira (18) um plano de contingência para recuperar os principais reservatórios de água do país. A medida pretende aproveitar o período chuvoso (de dezembro a abril) para garantir que os níveis de água possam ser recompostos para os próximos anos. A escassez de chuvas provoca redução significativa da reservação desde 2020.

O plano traçado pela ANA define vazões máximas que devem ser praticadas durante o período chuvoso nos reservatórios de Serra da Mesa, Três Marias, Sobradinho, Emborcação, Itumbiara, Furnas, Marechal Mascarenhas de Moraes, Jupiá e Porto Primavera. Isso significa restrição no volume de água que é liberado para o rio adiante. Outras barragens ainda poderão ser incluídas na medida de contingência.

Segundo a Agência de Águas, as regras serão comunicadas ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para que sejam adotadas no Sistema Interligado Nacional (SIN). As informações são da Agência Brasil.