Caio Mário Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista e foi secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.
Caio Mário Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista e foi secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O novo presidente da Petrobras, Caio Mário Paes de Andrade, assumiu o cargo nesta terça-feira (28), depois de ter seu nome aprovado como membro do Conselho de Administração e CEO da companhia em reunião realizada ontem (27) pelo conselho. Em comunicado, a Petrobras afirmou que a posse ocorreu na sede da companhia, no Rio de Janeiro, em agenda interna. O mandato de Andrade como conselheiro segue até a realização da próxima Assembleia Geral de Acionistas, ainda sem data para ser realizada, e o de presidente até o dia 13 de abril de 2023.

A mudança ocorreu em meio à pressão que a Petrobras vem sofrendo para alterar sua política de preços, conhecida pela sigla PPI (preço de paridade de importação), que faz com que a empresa alinhe o valor dos derivados que saem de suas refinarias à cotação internacional do petróleo e a custos de logística que importadores precisam bancar. Apesar dos frequentes conflitos entre a Petrobras e o governo nesse sentido, o novo presidente afirmou que não recebeu qualquer tipo de instrução para promover mudanças nesse processo. “Não tenho qualquer orientação específica ou geral do acionista controlador ou qualquer outro acionista no sentido de alteração da política de preços praticados pela companhia”, declarou Paes de Andrade ao Comitê de Elegibilidade (Celeg) da empresa, dias atrás.

Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, possui pós-graduação em Administração e Gestão pela Harvard University e mestrado em Administração de Empresas pela Duke University. Em 2019 assumiu ele assumiu a presidência do SERPRO, principal estatal de Tecnologia de Informação das Américas. Em seguida se tornou Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, antigo Ministério do Planejamento, onde coordenou a elaboração da Reforma Administrativa e da Plataforma GOV.BR, núcleo central da Transformação Digital do estado brasileiro.