Segundo a Paraná Pesquisas, 28,7% dizem ter ficado sem água em casa nos últimos 30 dias.
Segundo a Paraná Pesquisas, 28,7% dizem ter ficado sem água em casa nos últimos 30 dias.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Em meio a crise hídrica, 28,7% da população diz ter passado algum período sem água em casa. É o que mostra um levantamento divulgado nesta segunda-feira (18) pela Paraná Pesquisas. Não enfrentaram falta de água em suas residências 71,3%. A crise hídrica vem afetando também o setor energético. Na última sexta-feira (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmou que espera, no curto prazo, uma ocorrência maior de chuvas nas regiões Sudeste/Centro-Oeste, mas ainda não descarta dificuldades no sistema elétrico.

O levantamento da Paraná Pesquisas também perguntou quais medidas as pessoas têm adotado para evitar o desperdício de água. Os entrevistados tinham a possibilidade de citar mais de uma ação para economizar água. Diminuir o tempo de banho foi a mais citada (47%); seguida da reutilização da água da máquina de lavar (32,9%); e deixar acumular uma quantidade maior de roupa para poder lavar (26%)

Entre as iniciativas lembradas pelos entrevistados estão: diminuir a quantidade de água dispensada na descarga (4,6%); não lavar a calçada/quintal (2,9%); economizar água no que consegue (2,1%); fechar a torneira enquanto está escovando os dentes/lavando a louça (2%); utilizar pouca água/utilizar de forma consciente (1,9%); reutilizar a água da chuva (1,7%); não lavar o carro/moto (1,5%); outras medidas citadas (4,8%). Não sabem ou não opinaram 3,2%; e 10,9% disseram que não adotam nenhuma medida para economizar água.

A Paraná Pesquisas entrevistou por telefone 2.300 pessoas com 16 anos ou mais, em 208 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal. O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 15 de outubro de 2021. O grau de confiança é de 95%. A margem de erro é de aproximadamente 2%.