O vice-presidente Hamilton Mourão
Ainda segundo Mourão, é necessário que o Brasil seja mais agressivo para ganhar mercados da China e atrair mais investimentos dos chineses em infraestrutura no nosso país.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, afirmou que a relação entre Brasil e China continua prosperando e com os canais de diálogo abertos, mesmo após tensões diplomáticas na relação entre os dois países nos últimos anos. Mourão irá presidir o lado brasileiro na Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), encontro que será realizado nesta segunda-feira (23) de maneira virtual em razão das restrições impostas pela China para conter a pandemia no país.

Em entrevista ao jornal O Globo, o vice-presidente afirmou que comentários “fora de propósito” de membros do governo brasileiro causaram prejuízos na relação bilateral, mas enfatizou que os dois países tem uma relação econômica “extremamente siamesa”. Ainda segundo Mourão, é necessário que o Brasil seja mais agressivo para ganhar mercados da China e atrair mais investimentos dos chineses em infraestrutura no Brasil.

“Acho que a nossa relação, Brasil-China, é extremamente siamesa nesse aspecto (segurança alimentar). Nós somos grandes produtores de alimentos, a China precisa de alimentos, então a gente precisa trabalhar o tempo todo em cima dessa questão. E, óbvio, uma vez ou outra acontecem divergências políticas em termos da arena internacional, mas são coisas que podem ser resolvidas dentro do pragmatismo e da flexibilidade que nós temos que ter”, afirmo Mourão.