Vale-gás
Vale-gás deve ser votado no Senado.| Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O senador Marcel Castro (MDB-PI), relator de projeto de lei que cria um subsídio para a compra do gás de cozinha, indicou no seu parecer a utilização de dividendos pagos pela Petrobras à União e de bônus de licitações para a exploração de petróleo e gás natural para custear o benefício. Chamada de programa Gás para os Brasileiros, a proposta é de autoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM) e pretende atender famílias de baixa renda em meio ao cenário de inflação e alta de preço dos combustíveis.

Em seu relatório, Castro indicou mudança na fonte dos recursos (que no projeto original é a Cide Combustíveis) e também no valor a ser pago, conforme O Globo. O autor indicou subsídio de 40% do preço médio de revenda do botijão de 13 kg, com estimativa de custo de R$ 3,4 bilhões. Já o relator fala em ao menos 40%, a depender de disponibilidade orçamentária. Se chegasse até 100%, o peso do benefício poderia avançar até R$ 8,5 bi pelos cálculos do parlamentar.

A proposta deve ser votada nesta terça-feira (19) e é alvo de resistência por parte da equipe econômica do governo, que reúne esforços para emplacar o Auxílio Brasil, novo Bolsa Família, inclusive com a criação de subsídio similar dentro do benefício já existente. No final de setembro, outro projeto para subsidiar o preço do GLP foi aprovado na Câmara.